Page 44 - Livro Ensinar é Aprender: Projetos SESI/SC e SENAI/SC 2020
P. 44
Da janela
EDUCAÇÃO BÁSICA
Cada estudante pôde se
expressar, registrando o seu
olhar sobre a pandemia, as
experiências e vivências
nesse período, gerando um
grande acervo de memórias.
CARTAS E RETRATOS DA QUARENTENA
POR DENTRO DO PROJETO nuam em andamento: fotografias, cartas ao futuro e au- Coordenadora de Educação Básica
Foram três as atividades desenvolvidas, e elas conti-
diocartas. A linguagem fotográfica interessa não só pela
Karine Goulart Ribeiro
capacidade narrativa de elementos, como também pelo
seu conteúdo dramático, utilizando a realidade para re-
gistrar os fatos. Já as cartas são um exercício de lin-
guagem verbal para exercitar a produção textual. Nesse
caso, com um tom bem pessoal, trazendo informações
da experiência pessoal de cada aluno nesse período.
Para dar voz a essas mensagens, os alunos passaram a
gravar audiocartas, deixando registradas as vivências
com a própria voz. Por que a oralidade? Porque ela nos
dá mais espontaneidade. Através da nossa voz, con-
seguimos imprimir sentimentos, hesitações e dar mais
vida a esse esforço coletivo. Linguagem fotográfica
ENSINAR E APRENDER As memórias, portanto, estão sendo registradas de di- realidade imposta
registrou a nova
ferentes formas. As imagens são os retratos da qua-
rentena. A produção textual é exercitada por meio da
pela pandemia
redação de cartas, que permitem uma linguagem mais
pessoal e são capazes de registrar de forma genuína
as vivências nesse período. E as cartas viraram audio-
cartas, já que com nossas vozes damos mais vida aos
nossos registros. Legenda
44