Page 45 - Livro Ensinar é Aprender: Projetos SESI/SC e SENAI/SC 2020
P. 45

DOCENTE PARTICIPANTE: Muriel Barbosa Felipe

                                                                                                                                                                                            UNIDADE: Tubarão
               EDUCAÇÃO PROFISSIONAL /
               ENSINO SUPERIOR                                                                                                                                                              CURSO: Aprendizagem Industrial de Assistente Administrativo
                                                                                                                                                                                            DURAÇÃO DO PROJETO: Curta

               Gestão de custos do transporte





                                                 APRESENTAR SOLUÇÕES CRIATIVAS E INOVADORAS
                                                 PARA UMA EMPRESA REAL FOI A REALIZAÇÃO DOS
                                                       ALUNOS QUE PARTICIPARAM DESSE PROJETO.





                      SOLUÇÕES PARA PROBLEMAS REAIS



                      O tema dessa proposta foi inspirado na Saga Senai de Inovação, uma
                      série de competições que incentiva os alunos a desenvolver soluções
                      inovadoras para problemas reais da indústria brasileira. Eu gostaria
                      de desenvolver nos alunos capacidades para resolver problemas, num
                      contexto real, e esse evento nos deu a oportunidade.



                      Minha unidade curricular está relacionada com logística, que é uma
                      temática bastante contemplada na Saga Senai de Inovação. O projeto
                      foi realizado com base numa empresa de transportes. Os alunos
                      tiveram como desafio realizar um relatório demonstrativo com os
                      custos da empresa. A partir dessas informações, realizaram um
                      relatório demonstrativo sugerindo o controle dos custos. De posse
                      desses dados, precisaram elaborar um projeto para a implementação
                      dessas ideias e, por fim, criar um pitch (apresentação curta de um

                      produto ou negócio) de até três minutos contemplando os trabalhos
         ENSINAR E APRENDER     No desenrolar do projeto, foram realizadas quatro atividades. Elas
                      realizados para a empresa.




                      foram elaboradas de forma que uma complementasse a outra. Isso
                      promoveu nos alunos o interesse de saber mais e mais sobre as
                      atividades da empresa.



                      MURIEL BARBOSA FELIPE
                      muriel.felipe@edu.sc.senai.br



      45
   40   41   42   43   44   45   46   47   48   49   50