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O avião cumpria a linha entre São Paulo e Porto Alegre. Deveria ter feito escala em
Florianópolis às 20h45. Quando os moradores de Ratones ouviram o grande estrondo,
passava dez minutos desse horário. As primeiras pessoas a subir o morro seguiram um
rastro de 300 metros de árvores destruídas até encontrar os destroços. Houve três sobre-
viventes. As investigações levaram à soma de diversas causas: condições atmosféricas
desfavoráveis, deficiência dos equipamentos de controle de tráfego e falha humana.
Tragédias e conquistas, tristezas e alegrias, assim se escreve a história de uma cida-
de. Naquele mesmo ano de 1980 foi fundada a Sociedade Amigos do Curió, em ce-
lebração a uma grande tradição de Florianópolis – a criação dos pássaros de canto
mavioso, que os manezinhos adoram ostentar em passeios com a gaiola. Trata-se de
uma espécie quase extinta no ambiente natural, de tal forma que a reprodução em
cativeiro cumpre a importante função de preservá-la.
A sociedade logo chegou a mais de 500 associados e se capitalizou a ponto de cons-
truir uma sede para os torneios, o primeiro “curiódromo” do país. O galpão, com mais
Praia da Joaquina, de 600 m , fica em plena Avenida Beira-Mar Norte, um dos metros quadrados mais
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na época em que
era permitido caros da Ilha. Negociações de curiós campeões podem alcançar cifras impressionan-
estacionar na areia tes – é célebre na cidade a história da troca de um passarinho por um apartamento.
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