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Preparação da Rua
            Felipe Schmidt para
            se tornar calçadão
            exclusivo de pedestres


                                    da nova ponte. A Hercílio Luz havia sido erguida no local de maior proximidade entre

                                    os dois lados e uma nova ponte teria que ser bem mais extensa.


                                    Nesse período, chegava à reta final a construção de outro marco da expansão da ci-

                                    dade, a Avenida Beira-Mar Norte, ligação expressa entre o centro e a Trindade. Inicia-
                                    da em meados da década de 1960, a obra atravessou o mandato de quatro prefeitos
                                    e também surgiu a partir de um aterramento, que eliminou a antiga Praia de Fora.



                                    Enquanto surgiam os primeiros prédios na nova Avenida Beira-Mar Norte, progrediam
                                    as obras do Aterro da Baía Sul e da nova ponte. O aterro afastou o mar em um qui-
                                    lômetro – com isso, os barcos que tinham acesso direto ao Mercado Público foram
                                    substituídos por caminhões que transportam os peixes. Outra perda para a memória
            Início dos anos 70      de Florianópolis foi o soterramento da Ilha do Carvão, que, com o tamanho de um
            na Praça Tancredo
            Neves, ainda com o      campo de futebol, servia de apoio para o abastecimento com carvão dos navios a
            Miramar ao fundo        vapor que frequentavam o porto local.



                                                                       Trauma ainda maior foi a demolição do tradicio-
                                                                       nal Miramar, em 1974. Havia uma forte campanha
                                                                       para que a construção fosse mantida, ainda que
                                                                       distante do mar, como testemunha de uma época.

                                                                       Poderia ser, por exemplo, uma central de infor-
                                                                       mações turísticas. Os governantes não voltaram
                                                                       atrás, no entanto. Quase três décadas depois, a
                                                                       inauguração de um monumento-tributo no exato

                                                                       local em que ficava o Miramar evidenciou que a
                                                                       demolição não era mesmo necessária, pois o espa-
                                                                       ço continuava desocupado depois de tantos anos.





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