Page 130 - ebook_LIVRO_FLORIANOPOLIS_350ANOS
P. 130
Praia da Saudade, na o final da década de 1960, estava claro que a ponte Hercílio Luz já não dava
região continental N conta do grande fluxo de veículos que transitava diariamente entre a Ilha e o
de Florianópolis
continente. Esse movimento certamente iria aumentar com a conclusão da rodovia
BR-101, ligação entre Porto Alegre e Curitiba que estava em construção e passaria
pela entrada de Florianópolis.
Em 1968, o que era uma necessidade se transformou em emergência. O governador
Ivo Silveira recebeu um telegrama do ministro das Relações Exteriores, José de Ma-
galhães Pinto, alertando sobre uma situação gravíssima: o risco de desabamento da
ponte Hercílio Luz.
O governo brasileiro havia sido informado, pelo governo dos Estados Unidos, dos
resultados das investigações de uma tragédia ocorrida alguns meses antes, a queda
da Silver Bridge sobre o rio Ohio, que resultou na morte de 46 pessoas. Embora a
circulação de caminhões carregados de minérios tenha contribuído para o desaba-
mento, os peritos chegaram à conclusão de que ocorreu também falha estrutural.
Para os especialistas, havia riscos para duas outras pontes construídas na mesma
época e com estrutura semelhante. Uma era a Saint Mary’s Bridge, também erguida
sobre o rio Ohio. A outra ficava no Brasil, cuja embaixada foi imediatamente alerta-
da. O embaixador comunicou o ministro das Relações Exteriores, que passou o recado
ao governador de Santa Catarina.
126