Page 191 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
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                  Docente participante: Felipe Demarchi
                  UniDaDe: Senai Florianópolis                         Considerando-se a idade média dos alunos, é esperado
                  cUrSo: Técnico em Programação de                     que poucos tenham tido algum contato com os clássicos
                  jogos Digitais
                                                                       jogos digitais da década de 1990. Mas, para quem pretende
                  DUração Do projeto: Longa
                                                                       trabalhar na área de desenvolvimento de games, é
                                                                       importante conhecer essa parte da História, para ter uma
                                                                       maior compreensão da origem e evolução do segmento.

                                                                       A proposta foi levar os alunos a estudar e conhecer os
                                                                       jogos da década de 1990 com o objetivo de desenvolver
            Quem já passou dos 40 anos lembra                          um remake de um desses jogos, nos mesmos moldes
            bem dos jogos eletrônicos da era anterior                  adotados na época – ou seja, com poucos recursos
            aos computadores pessoais, quando as                       computacionais e programação pesada. Esse tema foi

            alternativas para diversão desse tipo eram                 pensado também por permitir a aplicação dos conteúdos
                                                                       previstos para a Unidade Curricular, já que a utilização
            os fliperamas e os videogames. O principal                 de conceitos de Programação Orientada a Objetos foi
            motivador deste projeto, que provocou                      necessária em várias etapas do desenvolvimento do jogo.
            entre os alunos uma certa “nostalgia”
            sobre uma época que a maioria deles                        Foi de grande importância mostrar aos alunos que nem sempre
                                                                       tivemos excelentes tecnologias para auxiliar no desenvolvimento
            não viveu – mas que foi muito importante                   de jogos digitais, e que muitas soluções precisavam ser
            para o desenvolvimento da área em que                      desenvolvidas diretamente no código. Isso explica por que os

            poderão atuar, a de desenvolvimento de                     jogos daquela década apresentavam uma jogabilidade limitada.
            games – foi o exercício de habilidades com                                                         felipe Demarchi
            o menor uso de recursos tecnológicos.                                                         Coordenador do projeto
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