Page 191 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
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ENSiNAR E APRENDER 189
um revival produtivo
Docente participante: Felipe Demarchi
UniDaDe: Senai Florianópolis Considerando-se a idade média dos alunos, é esperado
cUrSo: Técnico em Programação de que poucos tenham tido algum contato com os clássicos
jogos Digitais
jogos digitais da década de 1990. Mas, para quem pretende
DUração Do projeto: Longa
trabalhar na área de desenvolvimento de games, é
importante conhecer essa parte da História, para ter uma
maior compreensão da origem e evolução do segmento.
A proposta foi levar os alunos a estudar e conhecer os
jogos da década de 1990 com o objetivo de desenvolver
Quem já passou dos 40 anos lembra um remake de um desses jogos, nos mesmos moldes
bem dos jogos eletrônicos da era anterior adotados na época – ou seja, com poucos recursos
aos computadores pessoais, quando as computacionais e programação pesada. Esse tema foi
alternativas para diversão desse tipo eram pensado também por permitir a aplicação dos conteúdos
previstos para a Unidade Curricular, já que a utilização
os fliperamas e os videogames. O principal de conceitos de Programação Orientada a Objetos foi
motivador deste projeto, que provocou necessária em várias etapas do desenvolvimento do jogo.
entre os alunos uma certa “nostalgia”
sobre uma época que a maioria deles Foi de grande importância mostrar aos alunos que nem sempre
tivemos excelentes tecnologias para auxiliar no desenvolvimento
não viveu – mas que foi muito importante de jogos digitais, e que muitas soluções precisavam ser
para o desenvolvimento da área em que desenvolvidas diretamente no código. Isso explica por que os
poderão atuar, a de desenvolvimento de jogos daquela década apresentavam uma jogabilidade limitada.
games – foi o exercício de habilidades com felipe Demarchi
o menor uso de recursos tecnológicos. Coordenador do projeto