Page 193 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
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ENSiNAR E APRENDER     191

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                                                   Inicialmente, os alunos precisaram realizar uma pesquisa sobre os jogos
                                                   da década de 1990 e selecionar aqueles que seriam objeto de análise mais
                                                   aprofundada – conceitos gráficos e de jogabilidade. A partir daí, divididos
                                                   em equipes, iniciaram o planejamento de como codificar um remake do
                                                   jogo escolhido no decorrer do semestre, processo para o qual foram de
                                                   grande valia os conteúdos abordados em sala de aula sobre Programação
                                                   Orientada a Objetos.


                                                   O desenvolvimento do jogo foi organizado em quatro etapas. A primeira foi
                                                   a implementação das telas estáticas, com a definição de telas de menu,
                                                   créditos, história do jogo e pause. A segunda etapa consistiu na codificação do
                                                   cenário do jogo e a terceira, na inclusão dos elementos do cenário, permitindo
                                                   a abordagem de conceitos mais avançados de Programação Orientada a
                                                   Objetos, como Herança e Polimorfismo.

                                                   Por fim, a última etapa envolveu a interação entre os personagens
                                                   desenvolvidos e os elementos do cenário, utilizando técnicas e cálculos
                                                   de colisão abordados em sala de aula. Nessa etapa foi preciso entregar o
                                                   jogo finalizado, o que exigiu a implementação de um sistema de pontuação,
                                                   inserção de áudio e efeitos especiais, assim como a inclusão de um tutorial
                                                   que ensinasse como jogar. Ao final, realizou-se uma apresentação dos jogos,
                                                   ocasião em que os alunos puderam expor todo o aprendizado adquirido
                                                   durante o semestre com o projeto.
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