Page 187 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
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ENSiNAR E APRENDER 185
o chamado da conscientização
Docente participante: Felipe Demarchi
UniDaDe: Senai Florianópolis A ideia foi desenvolver jogos que abordassem questões
cUrSo: Técnico em Programação de sociais, mas sem qualquer limite à criatividade dos alunos.
jogos Digitais
Como orientação inicial, a turma foi instigada a pensar em
DUração Do projeto: Longa
situações que viam em seu próprio cotidiano e pudessem ser
de alguma forma facilitadas pela realização do projeto.
Um dos objetivos dessa escolha era demonstrar aos alunos
que, quando falamos em Jogos Digitais, não necessariamente
estamos tratando de produtos para grandes massas ou
repletos de histórias de ficção e efeitos especiais. Ainda que
Quando se pensa em um jogo para tenha aparência e execução lúdica, um jogo também pode
computador ou celular, a primeira imagem ser utilizado para aprimorar capacidades “sérias”, como
que vem à cabeça é de uma aventura repleta desenvolvimento cognitivo e conscientização social.
de ação e cenários grandiosos. Mas um jogo Do ponto de vista técnico, o projeto envolveu também o
pode ser também importante para despertar desafio de desenvolver um jogo para dispositivos móveis,
o interesse por temas como a inclusão plataforma que apresenta uma série de diferenças em
e a conscientização. Nessa Situação de relação aos jogos para desktop, desde as dimensões
até o uso restrito de memória. Na soma de todas essas
Aprendizagem, os alunos foram instigados circunstâncias, a Situação de Aprendizagem foi bem-sucedida
a planejar o produto a partir de alguma na missão de exercitar os conhecimentos previstos para a
questão de fundo social. Assim, puderam Unidade Curricular.
exercitar seus conhecimentos e contribuir felipe Demarchi
para melhorar a vida de outras pessoas. Coordenador do projeto