Page 187 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
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                  Docente participante: Felipe Demarchi
                  UniDaDe: Senai Florianópolis                         A ideia foi desenvolver jogos que abordassem questões
                  cUrSo: Técnico em Programação de                     sociais, mas sem qualquer limite à criatividade dos alunos.
                  jogos Digitais
                                                                       Como orientação inicial, a turma foi instigada a pensar em
                  DUração Do projeto: Longa
                                                                       situações que viam em seu próprio cotidiano e pudessem ser
                                                                       de alguma forma facilitadas pela realização do projeto.

                                                                       Um dos objetivos dessa escolha era demonstrar aos alunos
                                                                       que, quando falamos em Jogos Digitais, não necessariamente
                                                                       estamos tratando de produtos para grandes massas ou
                                                                       repletos de histórias de ficção e efeitos especiais. Ainda que
            Quando se pensa em um jogo para                            tenha aparência e execução lúdica, um jogo também pode
            computador ou celular, a primeira imagem                   ser utilizado para aprimorar capacidades “sérias”, como

            que vem à cabeça é de uma aventura repleta                 desenvolvimento cognitivo e conscientização social.
            de ação e cenários grandiosos. Mas um jogo                 Do ponto de vista técnico, o projeto envolveu também o
            pode ser também importante para despertar                  desafio de desenvolver um jogo para dispositivos móveis,
            o interesse por temas como a inclusão                      plataforma que apresenta uma série de diferenças em
            e a conscientização. Nessa Situação de                     relação aos jogos para desktop, desde as dimensões
                                                                       até o uso restrito de memória. Na soma de todas essas
            Aprendizagem, os alunos foram instigados                   circunstâncias, a Situação de Aprendizagem foi bem-sucedida
            a planejar o produto a partir de alguma                    na missão de exercitar os conhecimentos previstos para a

            questão de fundo social. Assim, puderam                    Unidade Curricular.
            exercitar seus conhecimentos e contribuir                                                       felipe Demarchi
            para melhorar a vida de outras pessoas.                                                    Coordenador do projeto
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