Page 185 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
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ENSiNAR E APRENDER 183
Por DENTro Do ProJETo
a região do
alto uruguai As etapas e os prazos da Situação de Aprendizagem foram estabelecidos de forma
catarinense coerente com as práticas envolvendo projetos reais, já que os alunos haviam
tem 51% dos iniciado o semestre com dúvidas referentes à própria capacidade de desenvolver
seus empregos soluções e atingir metas, sendo importante reforçar neles a autoconfiança.
gerados pelas
micro e pequenas No momento de compor as equipes, houve a preocupação de aprofundar a
empresas, com discussão sobre o nível de conhecimento de cada aluno nas diversas habilidades
participação necessárias. Assim, foi possível criar grupos heterogêneos, que mesclavam
crescente do setor colegas com diferentes conhecimentos – programação Web, edição de vídeos,
de tecnologia. banco de dados, engenharia de software, design e layout –, estratégia para
potencializar o aprendizado.
Feita a divisão dos grupos, cada aluno recebeu tarefas e prazos específicos,
com foco em um objetivo final coletivo. Para a organização do grupo, os alunos
utilizaram a ferramenta Trello, que funcionou como um gerenciador de atividade
e tarefas.
Houve grande satisfação com os produtos finais, que alcançaram elevado
nível de qualidade, o que dificultou consideravelmente a tarefa de selecionar
o melhor. O mais gratificante foi, contudo, o aprendizado conquistado pelos
alunos, tanto no que diz respeito às habilidades técnicas em linguagens de
programação quanto às atitudes, a exemplo de organização e capacidade de
trabalho em grupo.