Page 185 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
P. 185

ENSiNAR E APRENDER     183

                                                                        Por DENTro Do ProJETo

                 a região do
                 alto uruguai                      As etapas e os prazos da Situação de Aprendizagem foram estabelecidos de forma
                 catarinense                       coerente com as práticas envolvendo projetos reais, já que os alunos haviam
                 tem 51% dos                       iniciado o semestre com dúvidas referentes à própria capacidade de desenvolver
                 seus empregos                     soluções e atingir metas, sendo importante reforçar neles a autoconfiança.
                 gerados pelas
                 micro e pequenas                  No momento de compor as equipes, houve a preocupação de aprofundar a
                 empresas, com                     discussão sobre o nível de conhecimento de cada aluno nas diversas habilidades
                 participação                      necessárias. Assim, foi possível criar grupos heterogêneos, que mesclavam
                 crescente do setor                colegas com diferentes conhecimentos – programação Web, edição de vídeos,
                 de tecnologia.                    banco de dados, engenharia de software, design e layout –, estratégia para
                                                   potencializar o aprendizado.


                                                   Feita a divisão dos grupos, cada aluno recebeu tarefas e prazos específicos,
                                                   com foco em um objetivo final coletivo. Para a organização do grupo, os alunos
                                                   utilizaram a ferramenta Trello, que funcionou como um gerenciador de atividade
                                                   e tarefas.

                                                   Houve grande satisfação com os produtos finais, que alcançaram elevado
                                                   nível de qualidade, o que dificultou consideravelmente a tarefa de selecionar
                                                   o melhor. O mais gratificante foi, contudo, o aprendizado conquistado pelos
                                                   alunos, tanto no que diz respeito às habilidades técnicas em linguagens de
                                                   programação quanto às atitudes, a exemplo de organização e capacidade de
                                                   trabalho em grupo.
   180   181   182   183   184   185   186   187   188   189   190