Page 180 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
P. 180

178


                                    Por DENTro Do ProJETo

                                                                                                          a linguagem
                 O desafio proposto foi a criação de um software, balizada pelas premissas                Java foi criada
                 de gerenciamento de processos que costumam ser seguidas pelas empresas                   na década
                 de desenvolvimento de sistemas. Isso implica ter equipes cujos componentes               de 1990 com
                 exercem papéis bem definidos. No caso do projeto proposto, as funções                    funcionalidades
                 seriam a de gerente de projeto, que distribui tarefas, coordena as atividades            que já previam a
                 e controla a evolução do cronograma; o administrador de banco de dados,                  integração dos
                 que analisa as necessidades do sistema com o intuito de modelar e gerir o                computadores
                 banco de dados; e o programador, que recebe os documentos com                            com outros
                 orientações e premissas para desenvolver o software, utilizando ambiente                 aparelhos e
                 computacional adequado.                                                                  eletrodomésticos.


                 Dividida em equipes com quatro componentes, a atividade foi planejada
                 para que cada aluno tivesse a oportunidade de experimentar os três papéis
                 descritos. Os projetos começaram com a definição do tema a ser desenvolvido
                 em cada equipe, seguido pela modelagem e implementação do banco de
                 dados no sistema.

                 Com as linhas gerais do projeto já bem desenhadas, chegou o momento
                 de vender a ideia aos clientes em potencial – papel exercido por
                 professores do Senai, não necessariamente da área de informática, que
                 fizeram questionamentos e sugestões. Mais tarde, com os projetos em
                 estágio avançado, as equipes voltaram aos clientes para demonstrar as
                 funcionalidades do sistema e coletar impressões.
   175   176   177   178   179   180   181   182   183   184   185