Page 177 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
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ENSiNAR E APRENDER 175
Por DENTro Do ProJETo
Ao buscarem inspiração em temas ligados à diversidade, os alunos foram
naturalmente induzidos a refletir sobre a necessidade de que a convivência e
as relações se deem com mais respeito, entre todos os setores da sociedade,
para o pleno desenvolvimento da humanidade. A oportunidade de conduzi-los
a essas reflexões foi, sem dúvida, um significativo ganho adicional desse
projeto. Ao final, ficaria claro como a turma conseguiu cumprir o objetivo de
a moda inclusiva escapar da mesmice e dos lugares-comuns.
é vista como
excentricidade, Cada aluno tinha a missão de desenvolver e produzir dois looks para
mas a soma apresentação no desfile final. As atividades começaram com a definição de
entre pessoas subtemas e público-alvo, inspiração para os primeiros esboços dos desenhos.
com deficiência, Em paralelo, era realizada uma pesquisa de tendências, processos produtivos
obesos e Terceira e materiais. Executados na sequência os desenhos técnicos, partiu-se enfim
Idade chega a para a etapa mais esperada pelos alunos: a execução, composta pelas fases
35% da população de modelagem e costura.
brasileira.
Com todas as peças concluídas, chegou o momento de planejar e
produzir o desfile. O evento de fechamento da Situação de Aprendizagem
teve ótima repercussão, gerando mídia espontânea por conta dos apelos
de criatividade e promoção da diversidade que guiaram sua concepção. Com
cada aluno desfrutando da oportunidade de mostrar a sua individualidade,
atingiu-se o objetivo principal: prepará-los para enfrentar os desafios do
mundo de trabalho.