Page 172 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
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                                    Por DENTro Do ProJETo



                 É um grande desafio elucidar conteúdos técnicos para adolescentes, isso
                 porque são indivíduos extremamente conectados com o mundo exterior.
                 Baseada no reaproveitamento de papéis e de aviamentos doados por
                 indústrias da região – ideia que surgiu da observação do acúmulo de
                 materiais, como revistas, que sobravam da elaboração dos moldes e das
                 plotagens –, a Situação de Aprendizagem foi planejada para proporcionar
                 uma experiência de diversificação das práticas em sala de aula.


                 Os alunos desenvolveram vestidos por meio da técnica Moulage,
                 modelagem tridimensional utilizada para construir roupas estruturadas
                 sobre um corpo ou manequim. A parte superior foi desenvolvida sobre o
                 corpo de um aluno escolhido de cada equipe, tendo como regra que fosse
                 no estilo tomara que caia. Depois da base pronta, as equipes criaram
                 formas sobre a base do corpete, etapa que diferenciou cada modelo.

                 Ao longo do processo, os alunos aprenderam a identificar formas
                 e tipos corporais, uma vez que modelaram os vestidos sobre o
                 corpo de colegas. Conseguiram interpretar os modelos escolhidos
                 pelas equipes de forma prática e sobretudo com qualidade e
                 vestibilidade. As peças foram apresentadas em desfile realizado
                 durante o Mundo Senai, ocasião em que uma integrante de cada
                 equipe se apresentou diante do público com o vestido, exibindo
                 toda a criatividade e o empenho exigidos na construção da peça.
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