Page 167 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
P. 167
ENSiNAR E APRENDER 165
sintonia com o lúdico
DocenteS participanteS: Samanta
rodrigues dos Santos, Karin emanuela
Schneider Bisoni, Lais estefani Diante da necessidade de propor uma Situação de
Hornburg
Aprendizagem criativa, chegamos à ideia de desenvolver
UniDaDe: Senai jaraguá do Sul
fantasias inspiradas em desenhos animados. Seria a
cUrSo: aprendizagem industrial em
confeccionador de Moldes industriais oportunidade de ir além das peças básicas, como camisetas e
DUração Do projeto: Média shorts, para lidar com desafios mais complexos, a exemplo de
fantasias com asas, capacetes e orelhas.
O processo começou com entrevistas em escolas públicas,
etapa que sensibilizou a turma para o universo infantil.
No decorrer do desenvolvimento, os alunos utilizaram os
conhecimentos adquiridos ao longo do curso para pesquisar
A Situação de Aprendizagem foi direcionada diferentes métodos de modelagem e acabamentos,
a um público certamente difícil de agradar, impulsionados também pela necessidade de trabalhar com
outros materiais além de tecidos.
pois costuma ser muito autêntico em suas
opiniões e escolhas: crianças na faixa entre A Situação de Aprendizagem reflete as grandes mudanças
quatro e oito anos. A inspiração no universo pelas quais as indústrias de vestuário vêm passando, com
dos desenhos animados trouxe aos alunos o processo de modernização dos processos e investimentos
para adquirir mais agilidade no lançamento das coleções e
a oportunidade de ir além dos modelos novidades ao longo do ano. Com isso está em ascensão no
tradicionais de roupas infantis e explorar mercado a criação de produtos personalizados e artesanais,
outras possibilidades, acrescentando às nos moldes dos desenvolvidos neste projeto.
peças detalhes típicos de fantasias de samanta rodrigues dos santos
super-heróis, como asas e capacetes. Coordenadora do projeto