Page 164 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
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Por DENTro Do ProJETo
O primeiro passo da Situação de Aprendizagem se deu nas aulas de Modelagem
Industrial, em que os alunos, trabalhando individualmente ou em duplas,
selecionaram livremente imagens de roupas com as quais se identificavam, em
qualquer segmento da moda. Na sequência a turma foi desafiada a produzir
as peças escolhidas em tamanho real, com a perspectiva de apresentação do
resultado a todos os alunos e colaboradores do Senai de Brusque.
Após duas semanas de dedicação diária ao projeto, concluiu-se a etapa de
modelagem. Foi preciso, então, escolher os materiais (tecidos, aviamentos,
customização) e fazer a pesquisa de viabilidade mercadológica (custos de
produção, rentabilidade, pesquisas de preços), tudo devidamente registrado
em um relatório detalhado. o termo on
demand (ou
Finalmente chegou a etapa mais esperada, a confecção, realizada dentro das “sob demanda”,
aulas de Risco e Corte e de Costura Industrial, com o uso dos equipamentos de em português)
proteção adequados e a preocupação sempre presente de evitar desperdícios diz respeito
de materiais. a produtos
que seguem
As peças foram finalizadas na quinta semana de trabalho, dentro do especificações
cronograma estabelecido no início, e apresentadas à comunidade escolar e parcialmente
aos familiares que prestigiaram o evento. Ao final, a experiência foi ainda mais definidas pelas
enriquecida pela troca de impressões sobre os desafios, as oportunidades de preferências do
melhoria e os benefícios da atividade para o futuro profissional de todos. consumidor.