Page 164 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
P. 164

162


                                    Por DENTro Do ProJETo



                 O primeiro passo da Situação de Aprendizagem se deu nas aulas de Modelagem
                 Industrial, em que os alunos, trabalhando individualmente ou em duplas,
                 selecionaram livremente imagens de roupas com as quais se identificavam, em
                 qualquer segmento da moda. Na sequência a turma foi desafiada a produzir
                 as peças escolhidas em tamanho real, com a perspectiva de apresentação do
                 resultado a todos os alunos e colaboradores do Senai de Brusque.

                 Após duas semanas de dedicação diária ao projeto, concluiu-se a etapa de
                 modelagem. Foi preciso, então, escolher os materiais (tecidos, aviamentos,
                 customização) e fazer a pesquisa de viabilidade mercadológica (custos de
                 produção, rentabilidade, pesquisas de preços), tudo devidamente registrado
                 em um relatório detalhado.                                                                o termo on
                                                                                                           demand (ou
                 Finalmente chegou a etapa mais esperada, a confecção, realizada dentro das                “sob demanda”,
                 aulas de Risco e Corte e de Costura Industrial, com o uso dos equipamentos de             em português)
                 proteção adequados e a preocupação sempre presente de evitar desperdícios                 diz respeito
                 de materiais.                                                                             a produtos
                                                                                                           que seguem
                 As peças foram finalizadas na quinta semana de trabalho, dentro do                        especificações
                 cronograma estabelecido no início, e apresentadas à comunidade escolar e                  parcialmente
                 aos familiares que prestigiaram o evento. Ao final, a experiência foi ainda mais          definidas pelas
                 enriquecida pela troca de impressões sobre os desafios, as oportunidades de               preferências do
                 melhoria e os benefícios da atividade para o futuro profissional de todos.                consumidor.
   159   160   161   162   163   164   165   166   167   168   169