Page 169 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
P. 169
ENSiNAR E APRENDER 167
Por DENTro Do ProJETo
Após a divisão da turma em duplas e a criação de um painel sobre personagens
do universo infantil, os alunos realizaram uma ampla investigação sobre as
tendências da moda e o comportamento de consumo do público-alvo.
Em seguida, elaboraram uma pesquisa de campo com crianças de quatro, seis e
oito anos de idade. Essa parte do trabalho se realizou nas escolas públicas infantis
mais próximas à unidade do Senai, com o intuito de verificar diretamente com as
crianças seus desenhos, personagens e cores prediletos. Como essa faixa etária
ainda é marcada pelo “egocentrismo” da criança, que centra seu pensamento nela
mesma, em geral ela diz claramente do que gosta e do que não gosta.
Buscou-se, em seguida, imagens de fantasias com semelhanças às ideias
levantadas no contato com as crianças. Nas visitas às escolas foram realizadas
também medições para o desenvolvimento da modelagem – cintura, quadril,
altura, tórax –, referências para elaboração da tabela de medidas estabelecida a
partir das médias verificadas.
Decididos os modelos que seriam confeccionados, desenvolveram-se os
desenhos técnicos e a produção propriamente dita. Testes de modelagem
propiciaram a realização dos ajustes necessários. Na apresentação final à banca
avaliadora, os alunos exibiram slides com fotos do processo e mostraram as
fantasias prontas aos docentes envolvidos e à coordenação pedagógica e do
curso, além dos demais colegas da turma.