Page 169 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
P. 169

ENSiNAR E APRENDER     167

                                                                        Por DENTro Do ProJETo



                                                   Após a divisão da turma em duplas e a criação de um painel sobre personagens
                                                   do universo infantil, os alunos realizaram uma ampla investigação sobre as
                                                   tendências da moda e o comportamento de consumo do público-alvo.


                                                   Em seguida, elaboraram uma pesquisa de campo com crianças de quatro, seis e
                                                   oito anos de idade. Essa parte do trabalho se realizou nas escolas públicas infantis
                                                   mais próximas à unidade do Senai, com o intuito de verificar diretamente com as
                                                   crianças seus desenhos, personagens e cores prediletos. Como essa faixa etária
                                                   ainda é marcada pelo “egocentrismo” da criança, que centra seu pensamento nela
                                                   mesma, em geral ela diz claramente do que gosta e do que não gosta.


                                                   Buscou-se, em seguida, imagens de fantasias com semelhanças às ideias
                                                   levantadas no contato com as crianças. Nas visitas às escolas foram realizadas
                                                   também medições para o desenvolvimento da modelagem – cintura, quadril,
                                                   altura, tórax –, referências para elaboração da tabela de medidas estabelecida a
                                                   partir das médias verificadas.

                                                   Decididos os modelos que seriam confeccionados, desenvolveram-se os
                                                   desenhos técnicos e a produção propriamente dita. Testes de modelagem
                                                   propiciaram a realização dos ajustes necessários. Na apresentação final à banca
                                                   avaliadora, os alunos exibiram slides com fotos do processo e mostraram as
                                                   fantasias prontas aos docentes envolvidos e à coordenação pedagógica e do
                                                   curso, além dos demais colegas da turma.
   164   165   166   167   168   169   170   171   172   173   174