Page 161 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
P. 161
ENSiNAR E APRENDER 159
Por DENTro Do ProJETo
O desenvolvimento de uma coleção de moda é um projeto tão abrangente
dentro de um curso de formação de estilistas que cinco Unidades
Curriculares do curso foram envolvidas nesta Situação de Aprendizagem.
A atividade pôde ser realizada de forma individual, em dupla ou trio.
Cada aluno foi desafiado a criar seis looks – os que trabalharam em equipe
tiveram que seguir o mesmo tema de inspiração. O desenvolvimento
começou pelo portfólio de tecidos, oportunidade para conhecer melhor as
possibilidades e suas especificações. Na sequência, a turma mergulhou
na investigação das tendências de moda e na identificação do público-alvo
da coleção a ser desenvolvida, com foco principalmente na faixa etária.
O planejamento de cores, aviamentos, texturas e superfícies
ocorreu com base nas pesquisas feitas em sala de aula. Para
tornar o desenvolvimento da coleção um processo ainda mais
consistente de aproximação ao mercado real, os alunos criaram
uma marca fictícia de moda, com logo e breve histórico.
Na fase final, os desenhos ganharam forma em croquis estilizados,
acompanhados de desenhos técnicos e fichas das peças, contendo a
descrição detalhada de cada uma delas. Ao término de todas as etapas
de desenvolvimento, os alunos apresentaram o projeto aos professores
e colegas, de forma expositiva, com portfólio digital e portfólio físico.