Page 161 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
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ENSiNAR E APRENDER     159

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                                                   O desenvolvimento de uma coleção de moda é um projeto tão abrangente
                                                   dentro de um curso de formação de estilistas que cinco Unidades
                                                   Curriculares do curso foram envolvidas nesta Situação de Aprendizagem.
                                                   A atividade pôde ser realizada de forma individual, em dupla ou trio.


                                                   Cada aluno foi desafiado a criar seis looks – os que trabalharam em equipe
                                                   tiveram que seguir o mesmo tema de inspiração. O desenvolvimento
                                                   começou pelo portfólio de tecidos, oportunidade para conhecer melhor as
                                                   possibilidades e suas especificações. Na sequência, a turma mergulhou
                                                   na investigação das tendências de moda e na identificação do público-alvo
                                                   da coleção a ser desenvolvida, com foco principalmente na faixa etária.


                                                   O planejamento de cores, aviamentos, texturas e superfícies
                                                   ocorreu com base nas pesquisas feitas em sala de aula. Para
                                                   tornar o desenvolvimento da coleção um processo ainda mais
                                                   consistente de aproximação ao mercado real, os alunos criaram
                                                   uma marca fictícia de moda, com logo e breve histórico.

                                                   Na fase final, os desenhos ganharam forma em croquis estilizados,
                                                   acompanhados de desenhos técnicos e fichas das peças, contendo a
                                                   descrição detalhada de cada uma delas. Ao término de todas as etapas
                                                   de desenvolvimento, os alunos apresentaram o projeto aos professores
                                                   e colegas, de forma expositiva, com portfólio digital e portfólio físico.
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