Page 163 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
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ENSiNAR E APRENDER     161

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                  Docente participante: alini cavichioli
                  UniDaDe: Senai Brusque                               Nesta Situação de Aprendizagem, que envolveu três
                  cUrSo: aprendizagem industrial em                    das principais Unidades Curriculares do curso –
                  confeccionador de Moldes e roupas
                                                                       Modelagem Industrial, Risco e Corte, e Costura Industrial
                  DUração Do projeto: Média
                                                                       –, os alunos entraram em contato com as etapas de
                                                                       produção de roupas on demand, vertente em franco
                                                                       crescimento num mundo de trabalho que exige cada
                                                                       vez mais agilidade e versatilidade dos profissionais
                                                                       da moda. Trata-se de uma opção de negócio com
                                                                       alto potencial de rentabilidade, que por isso tem sido
                                                                       escolhida por muitos costureiros em início de carreira.
            O projeto começou com os alunos sendo
            convidados a vasculhar livremente                          As peças foram desenvolvidas pelos alunos a partir das

            a internet à procura de uma peça de                        suas próprias preferências, o que assegurou uma dose extra
                                                                       de empenho e levou à obtenção de resultados coletivos
            roupa, dentro de qualquer tendência                        significativos, inclusive no que diz respeito à diversidade
            da moda, que consideravam de alguma                        – os trabalhos apresentados envolveram várias vertentes
            forma interessante ou com virtudes que                     mercadológicas do vestuário, como fitness, praia e pet.
            admiravam. Feita a escolha, a turma foi                    Ao reproduzir vivências semelhantes às do mercado, as
            desafiada a produzir as peças escolhidas,                  diversas etapas do projeto proporcionaram oportunidades
            em tamanho real, para apresentá-las                        preciosas para que os alunos integrassem os conhecimentos

            menos de dois meses depois numa mostra                     transmitidos nas Unidades Curriculares envolvidas.
            aberta à comunidade acadêmica e aos                                                             alini cavichioli
            familiares. Missão dada, missão cumprida!                                                Coordenadora do projeto
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