Page 159 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
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ENSiNAR E APRENDER 157
Da imaginação às vitrines
DocenteS participanteS: camila Maiara
Schmitz, edna regina Steinhauser,
enio de Souza A primeira premissa ao conceber esta Situação de
Aprendizagem era proporcionar aos alunos uma vivência real
UniDaDe: Senai Blumenau
cUrSo: Qualificação Profissional em da rotina de um estilista. Nada melhor para compreender
estilista
cada etapa do trabalho desse profissional do que o
DUração Do projeto: Longa
desenvolvimento completo de uma coleção de moda, desde a
fase das pesquisas – de mercado, de materiais, de tendências
da moda e de público-alvo – até a apresentação final das
peças, em que as ideias ganham representação visual.
Trata-se de uma atividade diretamente ligada ao
Quem vai ao shopping e decide comprar exercício da criatividade, mas que ao mesmo tempo
uma roupa nem sempre se dá conta de que exige disciplina, capacidade de trabalho em equipe e
a escolha não ocorre por simples acaso – cumprimento de uma série de rotinas – afinal, a moda é
uma indústria que precisa seguir processos de trabalho.
há muito trabalho por trás de cada calça,
blusa ou vestido. O desenvolvimento de Ampliar a consciência dos alunos sobre o profissionalismo
uma coleção é a atividade que permite exigido nesse cenário foi outro objetivo que guiou o
ao estilista colocar em prática todos os projeto desde o início. O desenvolvimento de uma
coleção contribuiu para familiarizá-los com processos
seus conhecimentos e a sua criatividade, adotados pelas empresas ligadas à moda na região
contribuindo para a viabilidade financeira da e com os quais eles certamente entrarão em contato
empresa para a qual trabalha e realizando assim que ingressarem no mundo de trabalho.
a missão de ajudar as pessoas a se camila Maiara schmitz
expressarem por meio do que vestem. Coordenadora do projeto