Page 156 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
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                                Por DENTro Do ProJETo



                 Os alunos desenvolveram suas peças a partir de diretrizes gerais,               Um projeto que deu
                 relacionadas aos modelos, aos detalhes básicos e à faixa etária do              asas à imaginação
                 público-alvo – crianças de seis anos. Subdivididas entre peças de tecido
                 plano, malha ou mistas, cada peça teve a indicação de pelo menos um
                 item obrigatório.

                 As missões incluíam, por exemplo, a criação de um short de tecido
                 plano que precisava conter no mínimo um bolso funcional e elástico
                 regulador no cós, ou uma legging em tecido de malha contendo como
                 item obrigatório a utilização de franzido. A cada modelo, os alunos
                 encontravam um novo desafio, que deveria ser analisado e resolvido de
                 maneira que não influenciasse no custo final nem criasse impasses no
                 processo produtivo.

                  A modelagem das peças, desenvolvida após o desenho inicial, foi feita
                 ora manualmente, com a utilização de um manequim de moulage (cuja
                 principal característica é permitir ser “espetado” com alfinetes), ora
                 em processo informatizado, para exercitar ambas as possibilidades. Na
                 sequência foi confeccionada uma peça-teste, momento em que os moldes
                 podiam ser alterados, se necessário, para assegurar boas condições de
                 vestibilidade e a viabilidade técnica da produção. Após a realização das
                 análises e eventuais alterações, uma peça-piloto era confeccionada e uma
                 ficha técnica era preenchida, registrando as características do produto.
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