Page 156 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
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Por DENTro Do ProJETo
Os alunos desenvolveram suas peças a partir de diretrizes gerais, Um projeto que deu
relacionadas aos modelos, aos detalhes básicos e à faixa etária do asas à imaginação
público-alvo – crianças de seis anos. Subdivididas entre peças de tecido
plano, malha ou mistas, cada peça teve a indicação de pelo menos um
item obrigatório.
As missões incluíam, por exemplo, a criação de um short de tecido
plano que precisava conter no mínimo um bolso funcional e elástico
regulador no cós, ou uma legging em tecido de malha contendo como
item obrigatório a utilização de franzido. A cada modelo, os alunos
encontravam um novo desafio, que deveria ser analisado e resolvido de
maneira que não influenciasse no custo final nem criasse impasses no
processo produtivo.
A modelagem das peças, desenvolvida após o desenho inicial, foi feita
ora manualmente, com a utilização de um manequim de moulage (cuja
principal característica é permitir ser “espetado” com alfinetes), ora
em processo informatizado, para exercitar ambas as possibilidades. Na
sequência foi confeccionada uma peça-teste, momento em que os moldes
podiam ser alterados, se necessário, para assegurar boas condições de
vestibilidade e a viabilidade técnica da produção. Após a realização das
análises e eventuais alterações, uma peça-piloto era confeccionada e uma
ficha técnica era preenchida, registrando as características do produto.