Page 151 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
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ENSiNAR E APRENDER 149
Imprimindo criatividade
Docente participante: Márcia r. Böger
UniDaDe: Senai rio do Sul Como os alunos estavam produzindo peças de roupas
cUrSo: aprendizagem industrial em em outras Unidades Curriculares, surgiu a ideia de
confeccionador de Moldes e roupas
estamparem esses produtos durante esta Situação
DUração Do projeto: curta
de Aprendizagem. Trata-se de uma alternativa
fácil, de baixo custo e sintonizada às tendências de
consumo que valorizam produtos artesanais.
Outra vantagem vislumbrada com a definição desse projeto
foi a perspectiva de uma atividade individual que permitiria
Num mercado cada vez mais dinâmico, aos alunos aprenderem se divertindo e interagindo uns com
é importante para o profissional da moda os outros. E seria também uma atividade essencialmente
desenvolver um repertório que seja o mais prática, com pouca pesquisa teórica prévia, atraindo
amplo possível. Estampas em tecidos são dessa forma, com mais eficácia, a atenção dos alunos.
uma opção criativa e viável para sofisticar Ao aplicar os conteúdos vistos em sala de aula referentes
os produtos de uma confecção, ainda mais às tendências de consumo para a moda, estamparia e
num cenário em que toques artesanais estêncil, a atividade exigiu dos alunos muita atenção
são cada vez mais valorizados pelo nos recortes e na aplicação da tinta. Foi importante
para os alunos perceberem que o setor do vestuário
público. Assim, apesar do caráter lúdico pode ser explorado em diferentes áreas, não apenas
da realização de estampas com estêncil, na modelagem e costura, e que os processos vão se
a Situação de Aprendizagem certamente complementando para aprimorar os produtos.
representa uma contribuição útil para a Márcia r. Böger
construção da trajetória dos alunos. Coordenadora do projeto