Page 151 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
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ENSiNAR E APRENDER     149

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                  Docente participante: Márcia r. Böger
                  UniDaDe: Senai rio do Sul                            Como os alunos estavam produzindo peças de roupas
                  cUrSo: aprendizagem industrial em                    em outras Unidades Curriculares, surgiu a ideia de
                  confeccionador de Moldes e roupas
                                                                       estamparem esses produtos durante esta Situação
                  DUração Do projeto: curta
                                                                       de Aprendizagem. Trata-se de uma alternativa
                                                                       fácil, de baixo custo e sintonizada às tendências de
                                                                       consumo que valorizam produtos artesanais.

                                                                       Outra vantagem vislumbrada com a definição desse projeto
                                                                       foi a perspectiva de uma atividade individual que permitiria
            Num mercado cada vez mais dinâmico,                        aos alunos aprenderem se divertindo e interagindo uns com
            é importante para o profissional da moda                   os outros. E seria também uma atividade essencialmente
            desenvolver um repertório que seja o mais                  prática, com pouca pesquisa teórica prévia, atraindo

            amplo possível. Estampas em tecidos são                    dessa forma, com mais eficácia, a atenção dos alunos.
            uma opção criativa e viável para sofisticar                Ao aplicar os conteúdos vistos em sala de aula referentes
            os produtos de uma confecção, ainda mais                   às tendências de consumo para a moda, estamparia e
            num cenário em que toques artesanais                       estêncil, a atividade exigiu dos alunos muita atenção
            são cada vez mais valorizados pelo                         nos recortes e na aplicação da tinta. Foi importante
                                                                       para os alunos perceberem que o setor do vestuário
            público. Assim, apesar do caráter lúdico                   pode ser explorado em diferentes áreas, não apenas
            da realização de estampas com estêncil,                    na modelagem e costura, e que os processos vão se

            a Situação de Aprendizagem certamente                      complementando para aprimorar os produtos.
            representa uma contribuição útil para a                                                          Márcia r. Böger
            construção da trajetória dos alunos.                                                       Coordenadora do projeto
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