Page 148 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
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Por DENTro Do ProJETo
Planejada para ser desenvolvida de acordo com a grade curricular do curso,
a Situação de Aprendizagem começou com a confecção pelos alunos de uma
fonte de alimentação, com entrada de 12 volts em corrente alternada e saída
de 5 volts com corrente contínua e limite de corrente de 1 ampere.
Os componentes foram alocados em uma placa de fenolite, na qual os
alunos desenharam o diagrama eletrônico e efetuaram a corrosão com o fenolite,
percloreto de ferro. Concluída a corrosão, a placa foi furada, para produzido
alocação dos componentes, e efetuada a solda dos componentes e o a partir da
teste de funcionamento. compressão
de várias
Os alunos desenvolveram na sequência a lógica do contador, com o sensor camadas de
acoplado à esteira enviando o sinal para o display ligado à saída da placa. celulose, é uma
Para separar as peças, instalou-se um sistema pneumático de seleção que, lâmina plástica
dependendo do tamanho da peça, a desvia para um local pré-determinado. frequentemente
utilizada na
Confeccionou-se, então, o painel elétrico industrial responsável pelo indústria como
acionamento do motor trifásico acoplado à esteira transportadora. Foram isolante térmico.
desenvolvidos dois painéis, um de partida direta e outro de inversor de
frequência. Esses painéis foram montados e testados de forma individual.
Nessa última etapa, acoplou-se o motor ao painel elétrico para movimentação
da esteira. Após a confirmação do funcionamento perfeito de todas as etapas,
efetuou-se a junção das partes do projeto.