Page 145 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
P. 145
ENSiNAR E APRENDER 143
Por DENTro Do ProJETo
com origens no
começo do século O projeto começou a ganhar forma com a aplicação de conhecimentos
XX, a indústria na área de Eletrônica Analógica. Os alunos desenvolveram o sistema de
moveleira de alimentação da parte lógica do equipamento, confeccionando uma fonte
são Bento do sul de alimentação com entrada de 12 volts com corrente alternada e saída
começou a ganhar de 5 volts com corrente contínua. Os componentes foram alocados em uma
mercado nacional placa de Fenolite.
e internacional a
partir da década Na etapa seguinte, que envolveu conhecimentos na área de Eletrônica Digital,
de 1970. os alunos efetuaram a programação em linguagem C para realizar a contagem
das peças e mostrar a quantidade contada em dois displays. A lógica adotada
para o programa é de que um sensor acoplado à esteira envia o sinal à placa,
informando ter havido a passagem de uma peça pela esteira, atualizando o
valor até então acumulado.
Na terceira etapa do projeto, que envolveu conhecimentos na área de
Acionamentos Elétricos, os alunos montaram um painel elétrico
industrial para o acionamento do motor trifásico responsável pela
movimentação da esteira. O motor foi acoplado na sequência ao painel
elétrico, permitindo a realização de testes para verificar o funcionamento
adequado do conjunto. Ao final da Situação de Aprendizagem, os alunos
haviam conhecido na teoria e na prática conceitos de eletrônica analógica
e digital e de acionamentos elétricos, importantes para a futura aplicação
efetiva no mundo de trabalho.