Page 145 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
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ENSiNAR E APRENDER     143

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                 com origens no
                 começo do século                  O projeto começou a ganhar forma com a aplicação de conhecimentos
                 XX, a indústria                   na área de Eletrônica Analógica. Os alunos desenvolveram o sistema de
                 moveleira de                      alimentação da parte lógica do equipamento, confeccionando uma fonte
                 são Bento do sul                  de alimentação com entrada de 12 volts com corrente alternada e saída
                 começou a ganhar                  de 5 volts com corrente contínua. Os componentes foram alocados em uma
                 mercado nacional                  placa de Fenolite.
                 e internacional a
                 partir da década                  Na etapa seguinte, que envolveu conhecimentos na área de Eletrônica Digital,
                 de 1970.                          os alunos efetuaram a programação em linguagem C para realizar a contagem
                                                   das peças e mostrar a quantidade contada em dois displays. A lógica adotada
                                                   para o programa é de que um sensor acoplado à esteira envia o sinal à placa,
                                                   informando ter havido a passagem de uma peça pela esteira, atualizando o
                                                   valor até então acumulado.

                                                   Na terceira etapa do projeto, que envolveu conhecimentos na área de
                                                   Acionamentos Elétricos, os alunos montaram um painel elétrico
                                                   industrial para o acionamento do motor trifásico responsável pela
                                                   movimentação da esteira. O motor foi acoplado na sequência ao painel
                                                   elétrico, permitindo a realização de testes para verificar o funcionamento
                                                   adequado do conjunto. Ao final da Situação de Aprendizagem, os alunos
                                                   haviam conhecido na teoria e na prática conceitos de eletrônica analógica
                                                   e digital e de acionamentos elétricos, importantes para a futura aplicação
                                                   efetiva no mundo de trabalho.
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