Page 147 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
P. 147

ENSiNAR E APRENDER     145

                                                                       reforço das competências

                  DocenteS participanteS: antônio evaristo
                  Colaço, Alexandre de Souza
                                                                       O projeto foi concebido com o propósito de despertar nos
                  UniDaDe: Senai Mafra
                                                                       alunos a capacidade de associar a teoria à prática e de
                  cUrSo: Técnico em Automação Industrial
                                                                       resolver problemas. Seguindo o entendimento de que
                  DUração Do projeto: Longa
                                                                       aprender não é simplesmente copiar, mas sim construir
                                                                       significados, a Situação de Aprendizagem elencou um
                                                                       conjunto de ações que, planejadas pedagogicamente,
                                                                       favoreceram a aprendizagem significativa, com o objetivo
                                                                       de evocar saberes e permitir aos alunos apreender o real
                                                                       significado do que realizaram.

            Para cumprir o desafio proposto pela                       Por meio do tema abordado, de acordo com as
            Situação de Aprendizagem, os alunos                        demandas da indústria, foi possível definir as estratégias

            fabricaram artesanalmente uma placa                        de ensino e planejar intervenções mediadoras que
                                                                       propiciaram o desenvolvimento dos fundamentos e dos
            eletrônica e trabalharam com sensores                      conhecimentos, contribuindo assim para o reforço das
            e um sistema pneumático. Com esses                         competências propostas pelo Perfil Profissional e uma
            recursos, construíram um sistema                           série de capacidades fundamentais para a futura inserção
            que descarta automaticamente da                            no mundo de trabalho. Os alunos puderam colocar
                                                                       em ação capacidades como reconhecer os princípios
            esteira transportadora as peças com                        de eletrônica, de acionamentos e de instrumentação –
            dimensões fora do padrão previamente                       utilizando, para isso, equipamentos e técnicas habituais

            estabelecido. Para coroar um projeto que                   em tarefas da indústria.
            uniu a turma, o equipamento funcionou                                                   antônio Evaristo colaço
            perfeitamente logo nos primeiros testes.                                                 Coordenador do projeto
   142   143   144   145   146   147   148   149   150   151   152