Page 147 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
P. 147
ENSiNAR E APRENDER 145
reforço das competências
DocenteS participanteS: antônio evaristo
Colaço, Alexandre de Souza
O projeto foi concebido com o propósito de despertar nos
UniDaDe: Senai Mafra
alunos a capacidade de associar a teoria à prática e de
cUrSo: Técnico em Automação Industrial
resolver problemas. Seguindo o entendimento de que
DUração Do projeto: Longa
aprender não é simplesmente copiar, mas sim construir
significados, a Situação de Aprendizagem elencou um
conjunto de ações que, planejadas pedagogicamente,
favoreceram a aprendizagem significativa, com o objetivo
de evocar saberes e permitir aos alunos apreender o real
significado do que realizaram.
Para cumprir o desafio proposto pela Por meio do tema abordado, de acordo com as
Situação de Aprendizagem, os alunos demandas da indústria, foi possível definir as estratégias
fabricaram artesanalmente uma placa de ensino e planejar intervenções mediadoras que
propiciaram o desenvolvimento dos fundamentos e dos
eletrônica e trabalharam com sensores conhecimentos, contribuindo assim para o reforço das
e um sistema pneumático. Com esses competências propostas pelo Perfil Profissional e uma
recursos, construíram um sistema série de capacidades fundamentais para a futura inserção
que descarta automaticamente da no mundo de trabalho. Os alunos puderam colocar
em ação capacidades como reconhecer os princípios
esteira transportadora as peças com de eletrônica, de acionamentos e de instrumentação –
dimensões fora do padrão previamente utilizando, para isso, equipamentos e técnicas habituais
estabelecido. Para coroar um projeto que em tarefas da indústria.
uniu a turma, o equipamento funcionou antônio Evaristo colaço
perfeitamente logo nos primeiros testes. Coordenador do projeto