Page 140 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
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                                    Por DENTro Do ProJETo



                 Primeiramente foram desenvolvidos os projetos da esteira
                 transportadora no software CAD Solidworks, o que facilitou o                             o termo
                 detalhamento das medidas do futuro equipamento. Iniciou-se na                            “indústria 4.0”
                 sequência o trabalho nas oficinas de tornearia e soldagem. A estrutura                   se refere à
                 metálica tubular da esteira, responsável por sustentar o peso dos                        quarta revolução
                 materiais transportados, precisava possuir rigidez suficiente para                       industrial,
                 evitar vibrações, cenário em que se tornava vital a combinação entre                     marcada pelas
                 a adequação dos projetos e a escolha correta dos materiais.                              inovações
                                                                                                          tecnológicas
                 Para obter o formato desejado dos tubos, os alunos cortaram as peças nos                 na área de
                 tamanhos determinados pelos cálculos prévios, realizando na sequência                    automação,
                 a soldagem com máquina do tipo Metal Inert Gas (MIG), que já havia sido                  controle e
                 estudada em sala de aula. As engrenagens foram desenvolvidas para                        tecnologia da
                 assegurar uma relação de transmissão de força capaz de movimentar com                    informação.
                 velocidade e força adequadas ao uso diário.


                 De acordo com as necessidades técnicas identificadas para a esteira, a equipe
                 desenvolveu um diagrama elétrico de comando e força, base para criação
                 do layout dos componentes no painel elétrico. Ao final, os equipamentos
                 desenvolvidos foram avaliados pelos professores, que checaram o
                 funcionamento das funções pré-estabelecidas para os projetos, como a
                 capacidade da bateria de proporcionar pelo menos cinco horas de autonomia
                 para a esteira.
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