Page 140 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
P. 140
138
Por DENTro Do ProJETo
Primeiramente foram desenvolvidos os projetos da esteira
transportadora no software CAD Solidworks, o que facilitou o o termo
detalhamento das medidas do futuro equipamento. Iniciou-se na “indústria 4.0”
sequência o trabalho nas oficinas de tornearia e soldagem. A estrutura se refere à
metálica tubular da esteira, responsável por sustentar o peso dos quarta revolução
materiais transportados, precisava possuir rigidez suficiente para industrial,
evitar vibrações, cenário em que se tornava vital a combinação entre marcada pelas
a adequação dos projetos e a escolha correta dos materiais. inovações
tecnológicas
Para obter o formato desejado dos tubos, os alunos cortaram as peças nos na área de
tamanhos determinados pelos cálculos prévios, realizando na sequência automação,
a soldagem com máquina do tipo Metal Inert Gas (MIG), que já havia sido controle e
estudada em sala de aula. As engrenagens foram desenvolvidas para tecnologia da
assegurar uma relação de transmissão de força capaz de movimentar com informação.
velocidade e força adequadas ao uso diário.
De acordo com as necessidades técnicas identificadas para a esteira, a equipe
desenvolveu um diagrama elétrico de comando e força, base para criação
do layout dos componentes no painel elétrico. Ao final, os equipamentos
desenvolvidos foram avaliados pelos professores, que checaram o
funcionamento das funções pré-estabelecidas para os projetos, como a
capacidade da bateria de proporcionar pelo menos cinco horas de autonomia
para a esteira.