Page 139 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
P. 139

ENSiNAR E APRENDER     137

                                                                       Vivendo a indústria 4.0
                  DocenteS participanteS: Diego alves
                  Linzmeyer, carlos eduardo Beckert,
                                                                       O constante advento de novas tecnologias obriga os
                  adriano Baum e Sergio nekeforuk
                                                                       profissionais a estarem sempre atualizados para o mundo
                  UniDaDe: Senai São Bento do Sul
                  cUrSo: técnico em eletromecânica                     de trabalho. Com o objetivo de aumentar entre os alunos a
                                                                       compreensão dos conceitos de indústria 4.0, foi apresentada
                  DUração Do projeto: Longa
                                                                       nesta Situação de Aprendizagem a ideia de desenvolver uma
                                                                       esteira para movimentação de peças seriadas com produção
                                                                       em linha automatizada.


                                                                       Para a realização do projeto, os alunos cumpriram as etapas
                                                                       de brainstorming, croquis, projeto (incluindo motor elétrico e
            Com o objetivo de desenvolver um                           dispositivos para identificar evasão de produtos na esteira),
            equipamento de baixo custo e alto potencial                montagem, orçamento e testes de funcionamento.

            para aumentar a produtividade das indústrias,              O projeto foi motivado pelo propósito de aplicar na prática
            os alunos discutiram ideias, dedicaram-se                  o plano de ensino e os conhecimentos vistos em diferentes
            a cálculos em sala de aula, fizeram os                     Unidades Curriculares do curso, especialmente os diretamente
            projetos cuidando de todos os detalhes e                   ligados a eletricidade e mecânica. Ao mesmo tempo seria
            foram às oficinas de tornearia e soldagem                  uma oportunidade para que os alunos aprimorassem suas
                                                                       capacidades sociais e de organização. Todo o processo foi de
            para fabricar as diferentes partes e peças da              grande valia para aumentar a capacitação dos alunos para
            esteira. Depois da montagem e da instalação                trabalhar nas indústrias da região, especialmente a moveleira,

            dos componentes eletroeletrônicos,                         que se destaca na cidade.
            chegou o esperado momento de ver a                                                           Diego alves linzmeyer
            criação em pleno funcionamento.                                                         Docente participante do projeto
   134   135   136   137   138   139   140   141   142   143   144