Page 175 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
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ENSiNAR E APRENDER 173
respeito às diferenças
DocenteS participanteS: paula Silva da
rosa, carine rorato de oliveira,
O principal objetivo da Situação de Aprendizagem foi
josiani Momm, Márcia Sotoriva
UniDaDe: Senai jaraguá do Sul proporcionar aos alunos a experiência de desenvolver
cUrSo: Graduação Tecnológica em uma coleção autoral e conceitual – exercitando, assim, a
Design de Moda
capacidade criativa do designer de moda. O tema “diversidade”
DUração Do projeto: Longa
foi escolhido para levar a turma a pensar sobre novas
possibilidades, em busca de alternativas que pudessem ir
além das usuais.
Estamos em meio a uma sociedade cada vez mais consumista
e que deixa em segundo plano as questões sustentáveis e
sociais. Reflexo disso, a indústria da moda ainda não está
A Situação de Aprendizagem desafiou os preparada para uma sociedade mais inclusiva. Continua
alunos a direcionarem o olhar às diferenças, desenvolvendo, na maioria das vezes, roupas para um padrão
idealizado. Nosso papel, como educadores, é contribuir para
com o objetivo de desenvolver coleções de transformar essa situação.
moda que valorizassem a diversidade e
contemplassem públicos frequentemente Outro lado da mesma moeda, que também quisemos
deixados em segundo plano pela indústria. colocar em discussão com o projeto, é a dificuldade que os
profissionais da moda têm, muitas vezes, para exercitar a
Temas como nanismo, plus size e Terceira capacidade de criação em meio a uma cultura industrial
Idade serviram de inspiração para os looks, focada na grande escala – o que resulta, na maioria das vezes,
ao mesmo tempo que o uso de materiais em produtos pasteurizados e sem personalidade.
alternativos e sustentáveis, como jeans Paula silva da rosa
reciclado, também foi incentivado. Coordenadora do projeto