Page 179 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
P. 179

ENSiNAR E APRENDER     177

                                                                       No mundo da informação

                  DocenteS participanteS: ricardo josé
                  costa, tiago Luis Bastos
                                                                       Simular as atividades de uma empresa de desenvolvimento
                  UniDaDe: Senai Luzerna
                                                                       de softwares permitiu aos alunos colocar em prática todos os
                  cUrSo: técnico em informática
                                                                       conhecimentos acumulados ao longo do semestre e ter uma
                  DUração Do projeto: Longa
                                                                       vivência próxima à realidade do mundo de trabalho para técnicos
                                                                       em informática.
                                                                       Os alunos experimentaram todas as etapas de desenvolvimento
                                                                       de um sistema desktop com integração a banco de dados,
                                                                       comumente encontrados na região, sede de várias empresas
                                                                       que criam e vendem softwares para negócios como mercados,
                                                                       padarias e estabelecimentos de saúde. Escolheu-se como base
            O projeto tentou se aproximar o máximo                     do projeto a linguagem de programação Java, de uso bastante

            possível das situações que os alunos                       disseminado nessas empresas.
            encontrarão no mundo de trabalho na                        Além de permitir aos participantes uma melhor compreensão do
            região. Além da obrigação de cumprir um                    contexto profissional em que estão inseridos e das tecnologias
            cronograma, cada um deles precisou assumir                 vigentes em sua área de atuação, o tema escolhido buscou,
            tarefas bem definidas, realizando um rodízio               também, despertar o empreendedorismo nos alunos, pois o
                                                                       projeto incluiu a necessidade de vender a ideia a professores
            dentro das equipes para que a experiência                  que fizeram o papel de clientes. Os resultados obtidos foram
            fosse a mais rica e abrangente possível. Foi               positivos, pois evidenciaram o esforço dos alunos e o quanto

            preciso até vender a ideia para “clientes”,                aprenderam com o projeto.
            papel exercido por professores convidados,                                                       ricardo José costa
            que apresentaram dúvidas e sugestões.                                                         Coordenador do projeto
   174   175   176   177   178   179   180   181   182   183   184