Page 179 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
P. 179
ENSiNAR E APRENDER 177
No mundo da informação
DocenteS participanteS: ricardo josé
costa, tiago Luis Bastos
Simular as atividades de uma empresa de desenvolvimento
UniDaDe: Senai Luzerna
de softwares permitiu aos alunos colocar em prática todos os
cUrSo: técnico em informática
conhecimentos acumulados ao longo do semestre e ter uma
DUração Do projeto: Longa
vivência próxima à realidade do mundo de trabalho para técnicos
em informática.
Os alunos experimentaram todas as etapas de desenvolvimento
de um sistema desktop com integração a banco de dados,
comumente encontrados na região, sede de várias empresas
que criam e vendem softwares para negócios como mercados,
padarias e estabelecimentos de saúde. Escolheu-se como base
O projeto tentou se aproximar o máximo do projeto a linguagem de programação Java, de uso bastante
possível das situações que os alunos disseminado nessas empresas.
encontrarão no mundo de trabalho na Além de permitir aos participantes uma melhor compreensão do
região. Além da obrigação de cumprir um contexto profissional em que estão inseridos e das tecnologias
cronograma, cada um deles precisou assumir vigentes em sua área de atuação, o tema escolhido buscou,
tarefas bem definidas, realizando um rodízio também, despertar o empreendedorismo nos alunos, pois o
projeto incluiu a necessidade de vender a ideia a professores
dentro das equipes para que a experiência que fizeram o papel de clientes. Os resultados obtidos foram
fosse a mais rica e abrangente possível. Foi positivos, pois evidenciaram o esforço dos alunos e o quanto
preciso até vender a ideia para “clientes”, aprenderam com o projeto.
papel exercido por professores convidados, ricardo José costa
que apresentaram dúvidas e sugestões. Coordenador do projeto