Page 111 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
P. 111
ENSiNAR E APRENDER 109
Impulso à sustentabilidade
DocenteS participanteS: celio cabral
Filho, anderson de carvalho
Em busca de um projeto que fizesse sentido para os alunos
Fernandes
da Graduação Tecnológica em Fabricação Mecânica,
UniDaDe: Senai joinville
cUrSo: Graduação Tecnológica em chegou-se à ideia de desenvolver um torno movido por motor
Fabricação Mecânica
Stirling, com aplicação na indústria mecânica. Ao montar o
DUração Do projeto: Longa
desenho técnico e o protótipo do motor, os alunos puderam
integrar conhecimentos relacionados a diversas Unidades
Curriculares e exercitaram várias competências descritas no
Projeto Pedagógico do curso.
Ao longo do processo, os alunos A Situação de Aprendizagem permitiu aplicar conhecimentos
desenvolveram uma série de etapas – técnicos e desenvolver as capacidades de gestão e trabalho
desenho das peças, usinagem, montagem do em equipe, além de ampliar a experiência dos alunos
motor, testes e ajustes – que reforçaram as com energias renováveis – tema que certamente estará
de alguma forma presente em suas futuras trajetórias
competências previstas nas diversas Unidades profissionais, já que a diversificação da matriz energética
Curriculares do curso. Ao mesmo tempo, brasileira é vista como uma necessidade pela indústria e pela
ganharam experiência no aproveitamento das sociedade como um todo.
fontes energéticas renováveis para geração de Ao final do projeto, os alunos haviam fixado as capacidades
energia limpa, tema que se torna a cada dia adquiridas em sala de aula e desenvolvido atributos como
mais importante num polo industrial voltado o trabalho em equipe, qualificando-se dessa forma para
essencialmente ao setor metalmecânico, atender às necessidades das indústrias.
interessado em implantar soluções celio cabral filho
ambientalmente corretas e de menor custo. Coordenador do projeto