Page 111 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
P. 111

ENSiNAR E APRENDER     109

                                                                       Impulso à sustentabilidade
                  DocenteS participanteS: celio cabral
                  Filho, anderson de carvalho
                                                                       Em busca de um projeto que fizesse sentido para os alunos
                  Fernandes
                                                                       da Graduação Tecnológica em Fabricação Mecânica,
                  UniDaDe: Senai joinville
                  cUrSo: Graduação Tecnológica em                      chegou-se à ideia de desenvolver um torno movido por motor
                  Fabricação Mecânica
                                                                       Stirling, com aplicação na indústria mecânica. Ao montar o
                  DUração Do projeto: Longa
                                                                       desenho técnico e o protótipo do motor, os alunos puderam
                                                                       integrar conhecimentos relacionados a diversas Unidades
                                                                       Curriculares e exercitaram várias competências descritas no
                                                                       Projeto Pedagógico do curso.

            Ao longo do processo, os alunos                            A Situação de Aprendizagem permitiu aplicar conhecimentos
            desenvolveram uma série de etapas –                        técnicos e desenvolver as capacidades de gestão e trabalho
            desenho das peças, usinagem, montagem do                   em equipe, além de ampliar a experiência dos alunos

            motor, testes e ajustes – que reforçaram as                com energias renováveis – tema que certamente estará
                                                                       de alguma forma presente em suas futuras trajetórias
            competências previstas nas diversas Unidades               profissionais, já que a diversificação da matriz energética
            Curriculares do curso. Ao mesmo tempo,                     brasileira é vista como uma necessidade pela indústria e pela
            ganharam experiência no aproveitamento das                 sociedade como um todo.
            fontes energéticas renováveis para geração de              Ao final do projeto, os alunos haviam fixado as capacidades
            energia limpa, tema que se torna a cada dia                adquiridas em sala de aula e desenvolvido atributos como
            mais importante num polo industrial voltado                o trabalho em equipe, qualificando-se dessa forma para

            essencialmente ao setor metalmecânico,                     atender às necessidades das indústrias.
            interessado em implantar soluções                                                              celio cabral filho
            ambientalmente corretas e de menor custo.                                                  Coordenador do projeto
   106   107   108   109   110   111   112   113   114   115   116