Page 116 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
P. 116
114
Por DENTro Do ProJETo
Ao ampliar o conhecimento dos alunos sobre o uso da Química em produtos que
fazem parte do cotidiano de todos nós, o projeto foi efetivo ao relacionar teoria
e prática. Conceitos muitas vezes considerados “maçantes”, por conta da forma
tradicional como o ensino da Química costuma ocorrer nas salas de aulas,
ganharam vida e puderam ser relacionados à utilização prática na indústria.
Todo o processo contribuiu para que os alunos se sentissem mais capazes
e elevassem sua autoestima, pois conseguiram entrar numa área que até
então era quase um “mistério” para a maior parte deles, realizando uma
atividade com resultados que certamente cumpriram a proposta da Situação
de Aprendizagem.
alguns dos
O projeto começou com pesquisas e debates em sala de aula sobre os produtos
produtos que seriam desenvolvidos, considerando-se a estrutura disponível desenvolvidos
no laboratório de Química. Cada grupo realizou uma pesquisa prévia sobre as no projeto foram
possibilidades de aplicação do produto, os possíveis impactos gerados no meio aromatizadores
ambiente, os custos de produção, o preço de venda ideal, o perfil do público- de ambientes,
alvo e os reagentes e outras matérias-primas que seriam necessárias. sabonete líquido,
limpador de
Depois que os produtos foram criados e testados, etapas que incluíram a vidros, velas
troca de experiências entre as equipes, chegou o momento de desenvolver com essência e
embalagens e criar rótulos que refletissem o apelo mercadológico identificado desengraxante
na fase de pesquisas. industrial.