Page 115 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
P. 115
ENSiNAR E APRENDER 113
a fórmula do interesse
Docente participante: ronaldo Silveira
das chagas
Conhecer Química é fascinante, mas essa matéria não costuma
UniDaDe: Senai canoinhas
ser enfrentada com tranquilidade por estudantes, muitos dos
cUrSo: aprendizagem industrial em
operador de Máquinas de Fabricar papel quais se deixam impressionar pelo mito de que se trata de um
conteúdo de difícil compreensão.
DUração Do projeto: Média
Sempre me preocupei em contribuir para que meus alunos
não apenas entendam a Química, mas até mesmo passem a
apreciá-la. Para isso, é importante, sempre que possível, tornar
as aulas agradáveis e descontraídas. Além disso, considero
fundamental que os conhecimentos sejam construídos na
Depois de investigar a presença da Química prática, com base em experimentos e observações.
em objetos e materiais utilizados por todos
nós no cotidiano, cada equipe escolheu um A Situação de Aprendizagem proporcionou aos alunos a
construção do próprio conhecimento, pela soma de pesquisa
produto para ser desenvolvido na prática. e experimentação prática. Envolveu ainda uma rica troca de
Além da materialização das teorias vistas informações quando cada grupo apresentou o seu trabalho.
em sala, o projeto teve a preocupação
de incentivar nos alunos o espírito Essa aproximação com a Química pode representar o início de
um caminho profissional promissor. Na nossa região há grande
mercadológico e empreendedor, pois foi demanda por profissionais qualificados nessa área, uma vez que
necessário investigar a viabilidade comercial indústrias dos mais diversos setores utilizam produtos químicos
dos produtos desenvolvidos e planejar em seus processos.
como seria a inserção no mercado, o que ronaldo silveira das chagas
incluiu a criação de embalagens e rótulos. Coordenador do projeto