Page 121 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
P. 121
ENSiNAR E APRENDER 119
Por DENTro Do ProJETo
O programa de aprendizagem industrial em operador polivalente da indústria
metalmecânica foi elaborado a partir de uma solicitação da Schulz S.A., com o
o Norte intuito de propiciar formação profissional aos aprendizes.
catarinense
tem grande Dividida em cinco grupos com quatro componentes, a turma ganhou a
concentração de missão de montar o protótipo de uma linha de produção de uma fundição.
indústrias que Cada equipe recebeu a informação da peça fundida que a sua empresa
atuam na área fictícia produziria: disco de freio em ferro fundido cinzento, virabrequim em
metalmecânica ferro fundido nodular, coxim de caminhão em aço, roda de carro de alumínio
– e as fundições ou torneira de latão.
representam
uma parcela Com a peça fundida definida, os alunos montaram um cronograma e deram
significativa início à atividade. Efetuaram a caracterização detalhada da peça, descrevendo
desse setor. a definição, a composição química, a análise da microestrutura e as
propriedades conforme a literatura.
A etapa seguinte foi a formulação de um fluxograma do processo industrial,
para obtenção da peça fundida, com a definição de todos os equipamentos
necessários. Em sequência, os estudantes fizeram um layout da fundição
fictícia, dando ênfase ao processo produtivo, mas aplicando também
conceitos de gestão e melhoria contínua. Para finalizar, foram confeccionadas
maquetes, que utilizaram material reciclado e outros fornecidos pela
instituição, retratando todo o processo produtivo.