Page 121 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
P. 121

ENSiNAR E APRENDER     119

                                                                        Por DENTro Do ProJETo



                                                   O programa de aprendizagem industrial em operador polivalente da indústria
                                                   metalmecânica foi elaborado a partir de uma solicitação da Schulz S.A., com o

                 o Norte                           intuito de propiciar formação profissional aos aprendizes.
                 catarinense
                 tem grande                        Dividida em cinco grupos com quatro componentes, a turma ganhou a
                 concentração de                   missão de montar o protótipo de uma linha de produção de uma fundição.
                 indústrias que                    Cada equipe recebeu a informação da peça fundida que a sua empresa
                 atuam na área                     fictícia produziria: disco de freio em ferro fundido cinzento, virabrequim em
                 metalmecânica                     ferro fundido nodular, coxim de caminhão em aço, roda de carro de alumínio
                 – e as fundições                  ou torneira de latão.
                 representam
                 uma parcela                       Com a peça fundida definida, os alunos montaram um cronograma e deram
                 significativa                     início à atividade. Efetuaram a caracterização detalhada da peça, descrevendo
                 desse setor.                      a definição, a composição química, a análise da microestrutura e as
                                                   propriedades conforme a literatura.


                                                   A etapa seguinte foi a formulação de um fluxograma do processo industrial,
                                                   para obtenção da peça fundida, com a definição de todos os equipamentos
                                                   necessários. Em sequência, os estudantes fizeram um layout da fundição
                                                   fictícia, dando ênfase ao processo produtivo, mas aplicando também
                                                   conceitos de gestão e melhoria contínua. Para finalizar, foram confeccionadas
                                                   maquetes, que utilizaram material reciclado e outros fornecidos pela
                                                   instituição, retratando todo o processo produtivo.
   116   117   118   119   120   121   122   123   124   125   126