Page 123 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
P. 123
ENSiNAR E APRENDER 121
Desvendando a tecnologia
Docente participante: Matheus Schmitz
Nem todas as invenções tecnológicas do mundo moderno
UniDaDe: Senai Joaçaba
foram inspiradas em uma grande ideia revolucionária
cUrSo: técnico em Mecânica
DUração Do projeto: Média que partiu do zero. Ao contrário: a maioria derivou do
aperfeiçoamento de produtos já existentes, ganhando vida
própria após atingir certo ponto de desenvolvimento.
A engenharia reversa está cada vez mais se tornando uma
importante área de pesquisas para o avanço das tecnologias
existentes. Mesmo aquilo que é protegido por leis de
propriedade intelectual pode ser estudado e eventualmente
melhorado pelos concorrentes. Para aprendizes, a atividade
Uma das estratégias mais utilizadas para certamente funciona como um exercício prático enriquecedor,
identificar e entender novas tecnologias é com o propósito de fixação dos conhecimentos adquiridos em
sala de aula.
a engenharia reversa, processo em que se
percorre o caminho inverso ao da montagem A Situação de Aprendizagem representou também um
de um equipamento. Realizar um projeto importante passo de preparação para o que os alunos
desse tipo permitiu aos alunos exercitar encontrarão no mundo de trabalho. A região de Joaçaba é
ocupada por diversas empresas que projetam e fabricam
situações que certamente encontrarão conjuntos mecânicos, desenvolvidos tanto por meio de
no mercado, já que a inovação a partir do projetos de inovação quanto por melhorias em produtos
aperfeiçoamento de produtos existentes tradicionais, já disponíveis comercialmente.
é uma prática bastante difundida entre Matheus schmitz
as indústrias da região de Joaçaba. Coordenador do projeto