Page 124 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
P. 124

122


                                   Por DENTro Do ProJETo



                 A execução da Situação de Aprendizagem foi dividida em etapas, com a
                 complexidade das tarefas aumentando conforme a turma ia avançando
                 e adquirindo novos conhecimentos. O primeiro passo foi a entrega aos
                 alunos de um modelo físico do objeto de estudo – ou seja, de um cilindro de
                 freio –, juntamente com todos os instrumentos de medição e de desenho
                 necessários à produção de croquis com as informações mais relevantes.

                 Os alunos desmontaram o cilindro, observando seus elementos e a
                 sequência da montagem. Dessa forma, tornou-se possível realizar
                 a medição dos componentes individuais. Após a realização de
                 todos os desenhos das peças, os alunos elaboraram um desenho
                 do conjunto completo. A pesquisa de informações adicionais,
                 como materiais e processos de fabricação, levou à obtenção de
                 todos os dados essenciais à produção de cada componente do                      Os componentes foram medidos
                 conjunto, assim como de sua montagem e manutenção.                              e reproduzidos em desenhos


                 As entregas dos trabalhos ocorreram em meio físico, com folhas
                 dobradas e arquivadas conforme a norma técnica pertinente e
                 respeitando os requisitos propostos inicialmente. Um dos principais
                 resultados obtidos com a aplicação da Situação de Aprendizagem
                 foi o engajamento da turma na realização da atividade proposta.
                 Ao longo do processo, ficou claro como um desafio prático
                 facilita a absorção mais efetiva dos conhecimentos teóricos.
   119   120   121   122   123   124   125   126   127   128   129