Page 124 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
P. 124
122
Por DENTro Do ProJETo
A execução da Situação de Aprendizagem foi dividida em etapas, com a
complexidade das tarefas aumentando conforme a turma ia avançando
e adquirindo novos conhecimentos. O primeiro passo foi a entrega aos
alunos de um modelo físico do objeto de estudo – ou seja, de um cilindro de
freio –, juntamente com todos os instrumentos de medição e de desenho
necessários à produção de croquis com as informações mais relevantes.
Os alunos desmontaram o cilindro, observando seus elementos e a
sequência da montagem. Dessa forma, tornou-se possível realizar
a medição dos componentes individuais. Após a realização de
todos os desenhos das peças, os alunos elaboraram um desenho
do conjunto completo. A pesquisa de informações adicionais,
como materiais e processos de fabricação, levou à obtenção de
todos os dados essenciais à produção de cada componente do Os componentes foram medidos
conjunto, assim como de sua montagem e manutenção. e reproduzidos em desenhos
As entregas dos trabalhos ocorreram em meio físico, com folhas
dobradas e arquivadas conforme a norma técnica pertinente e
respeitando os requisitos propostos inicialmente. Um dos principais
resultados obtidos com a aplicação da Situação de Aprendizagem
foi o engajamento da turma na realização da atividade proposta.
Ao longo do processo, ficou claro como um desafio prático
facilita a absorção mais efetiva dos conhecimentos teóricos.