Page 129 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
P. 129
ENSiNAR E APRENDER 127
Por DENTro Do ProJETo
Navios têm
tubulações Optou-se nesse projeto pela montagem de um spool (trecho da tubulação
para diferentes naval que normalmente é soldado a uma ou mais conexões, a exemplo de
finalidades, curvas, tês, reduções e luvas), por trazer alguns desafios específicos e ser
como transportar parte de uma estrutura muito comum em projetos de embarcações, cujo
água potável, funcionamento depende de diversos tipos de tubulações.
água salgada
para arrefecer No início do projeto, ao ser definida a sequência de tarefas que precisariam
o aquecimento ser cumpridas para a realização da Situação de Aprendizagem, reforçou-se
dos motores, entre os alunos a necessidade de utilização dos equipamentos de proteção
óleo combustível pertinentes às atividades de corte, montagem e soldagem.
e esgoto.
A etapa seguinte foi a seleção dos materiais e equipamentos necessários
à execução da Situação de Aprendizagem. Com base na interpretação da
simbologia específica do projeto naval, os alunos desenvolveram o croqui dos
elementos de fixação (conhecidos como “cachorros”) e descreveram todos os
componentes do projeto.
Durante o processo, foi preciso superar alguns problemas que surgiram
naturalmente e são normais na fase de aprendizado, como o desalinhamento e
o desnível das peças e da bancada, além de dificuldades na fixação das peças,
entre outros. A pronta colaboração entre os alunos, sempre dispostos a trocar
ideias e experiências, foi essencial para lidar com esses obstáculos, que não
impediram o cumprimento adequado do desafio.