Page 129 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
P. 129

ENSiNAR E APRENDER     127

                                                                        Por DENTro Do ProJETo

                 Navios têm
                 tubulações                        Optou-se nesse projeto pela montagem de um spool (trecho da tubulação
                 para diferentes                   naval que normalmente é soldado a uma ou mais conexões, a exemplo de
                 finalidades,                      curvas, tês, reduções e luvas), por trazer alguns desafios específicos e ser
                 como transportar                  parte de uma estrutura muito comum em projetos de embarcações, cujo
                 água potável,                     funcionamento depende de diversos tipos de tubulações.
                 água salgada
                 para arrefecer                    No início do projeto, ao ser definida a sequência de tarefas que precisariam
                 o aquecimento                     ser cumpridas para a realização da Situação de Aprendizagem, reforçou-se
                 dos motores,                      entre os alunos a necessidade de utilização dos equipamentos de proteção
                 óleo combustível                  pertinentes às atividades de corte, montagem e soldagem.
                 e esgoto.
                                                   A etapa seguinte foi a seleção dos materiais e equipamentos necessários
                                                   à execução da Situação de Aprendizagem. Com base na interpretação da
                                                   simbologia específica do projeto naval, os alunos desenvolveram o croqui dos
                                                   elementos de fixação (conhecidos como “cachorros”) e descreveram todos os
                                                   componentes do projeto.

                                                   Durante o processo, foi preciso superar alguns problemas que surgiram
                                                   naturalmente e são normais na fase de aprendizado, como o desalinhamento e
                                                   o desnível das peças e da bancada, além de dificuldades na fixação das peças,
                                                   entre outros. A pronta colaboração entre os alunos, sempre dispostos a trocar
                                                   ideias e experiências, foi essencial para lidar com esses obstáculos, que não
                                                   impediram o cumprimento adequado do desafio.
   124   125   126   127   128   129   130   131   132   133   134