Page 132 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
P. 132
130
Por DENTro Do ProJETo
As atividades necessárias à realização do projeto foram previamente divididas
por aula, cada uma delas com objetivos específicos. Para que os alunos
mantivessem o foco ao longo da Situação de Aprendizagem, que seria longa,
o planejamento incluiu várias intervenções por parte do docente, a exemplo
de reuniões no início e no término de cada aula. Manteve-se um diálogo
permanente no sentido de fomentar discussões sobre aspectos técnicos.
As etapas foram planejadas pelos alunos por meio de um roteiro de trabalho,
em que foram definidos parâmetros a serem adotados nas máquinas, assim
como ferramentas e processos. O Canvas serviu de norteador para gerenciar
o tempo gasto em cada atividade e facilitar a compreensão do cronograma de
trabalho por parte dos alunos. Tudo isso contribuiu para desenvolver a visão
sistêmica da fabricação de peças.
Em acréscimo à produção do conjunto mecânico, o projeto incluiu o O diálogo
constante
desenvolvimento de algumas atividades de apoio, a exemplo do relatório técnico alimentou o
dos resultados obtidos e da apresentação final, desenvolvida em equipes. aprendizado
dos alunos
Além de contribuir para elevar o nível de comprometimento e dedicação
dos alunos, características essenciais para o sucesso na vida profissional,
a Situação de Aprendizagem aprimorou suas habilidades na seleção de
recursos, melhorias de processos produtivos e de gestão, com foco na
produção mais eficiente, econômica e sustentável.