Page 105 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
P. 105

103
                                                                                                               ENSiNAR E APRENDER   iNAR E APRENDER     103
                                                                                                               ENS
                                                                        Por DENTro Do ProJETo



                                                   Tão logo aceitaram a missão de produzir um sistema para facilitar a
                                                   retirada das penas dos frangos, os alunos foram informados de que teriam
                                                   à disposição, para o desenvolvimento do projeto, um tambor de plástico que
                                                   havia sido recebido como doação.


                                                   O passo seguinte foi investigar os produtos disponíveis no mercado com
                                                   esse mesmo propósito. Um desses produtos foi apresentado aos alunos e
                                                   desmontado, para que pudessem remontá-lo e, assim, identificar os detalhes
                                                   de funcionamento da máquina.

                                                   Seguiu-se então o planejamento detalhado da depenadeira de frango, com a
                                                   divisão da turma em equipes que se responsabilizaram por diferentes etapas,
                                                   desde a elaboração do croqui até a montagem da máquina, passando por
                                                   especificação e orçamento dos materiais necessários, execução da soldagem e
                                                   realização dos cálculos de especificação para rotação e definição motora. Outro
                                                   item importante cobrado da turma foi a elaboração do Manual do Usuário.

                                                   O projeto permitiu aos alunos vivenciarem uma experiência relevante de trabalho
                                                   em equipe e tomada de decisões, com responsabilidade e visão abrangente.
                                                   Ao mesmo tempo, foi um exercício de identificação de oportunidades, já que
                                                   os pequenos agronegócios familiares da região têm dificuldades de acesso a
                                                   inovações tecnológicas como a desenvolvida no projeto, por conta do alto custo
                                                   do maquinário, em geral projetado para uso em grandes indústrias.
   100   101   102   103   104   105   106   107   108   109   110