Page 105 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
P. 105
103
ENSiNAR E APRENDER iNAR E APRENDER 103
ENS
Por DENTro Do ProJETo
Tão logo aceitaram a missão de produzir um sistema para facilitar a
retirada das penas dos frangos, os alunos foram informados de que teriam
à disposição, para o desenvolvimento do projeto, um tambor de plástico que
havia sido recebido como doação.
O passo seguinte foi investigar os produtos disponíveis no mercado com
esse mesmo propósito. Um desses produtos foi apresentado aos alunos e
desmontado, para que pudessem remontá-lo e, assim, identificar os detalhes
de funcionamento da máquina.
Seguiu-se então o planejamento detalhado da depenadeira de frango, com a
divisão da turma em equipes que se responsabilizaram por diferentes etapas,
desde a elaboração do croqui até a montagem da máquina, passando por
especificação e orçamento dos materiais necessários, execução da soldagem e
realização dos cálculos de especificação para rotação e definição motora. Outro
item importante cobrado da turma foi a elaboração do Manual do Usuário.
O projeto permitiu aos alunos vivenciarem uma experiência relevante de trabalho
em equipe e tomada de decisões, com responsabilidade e visão abrangente.
Ao mesmo tempo, foi um exercício de identificação de oportunidades, já que
os pequenos agronegócios familiares da região têm dificuldades de acesso a
inovações tecnológicas como a desenvolvida no projeto, por conta do alto custo
do maquinário, em geral projetado para uso em grandes indústrias.