Page 100 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
P. 100
98
Por DENTro Do ProJETo
O trabalho começou pela revisão da literatura, por meio de pesquisa
bibliográfica, para compreender o tema de estudo e criar um roteiro com
questões a serem aplicadas na etapa das entrevistas semiestruturadas.
Depois de realizadas as entrevistas e analisados os dados coletados, foram
produzidas propostas para aplicação efetiva, agrupadas em cinco áreas a pesquisa
consideradas críticas: imaginologia (conjunto de métodos que usam a imagem foi inspirada
como meio de diagnóstico), práticas odontológicas na radiologia, patologia, nos conceitos
administração/empreendedorismo e legislação. de gestão do
conhecimento
O desenvolvimento do projeto seguiu os cinco passos descritos pela Asian da European
Productivity Organization (APO) para organizar o processo de gestão do foundation
conhecimento: for Quality
1) identificar os conhecimentos (diagnóstico que identifica o conhecimento Management,
crítico necessário para desenvolver competências essenciais); que defende
2) criar novos conhecimentos (o conhecimento é criado e desenvolvido por a associação
meio da aprendizagem, eliminando, assim, as lacunas de conhecimento); entre o saber e o
3) armazenar conhecimentos (coleta e preservação do conhecimento saber-fazer (ou
organizacional para que possa ser acessado e transferido); seja, entre teoria
e prática) para
4) compartilhar conhecimentos (promove aprendizagem contínua para gerar inovação.
alcançar os objetivos organizacionais);
5) aplicar conhecimentos (é o resultado da compreensão e da aplicação do
conhecimento, pois traduz este em ação para agregar valor aos processos).