Page 95 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
P. 95
ENSiNAR E APRENDER 93
a ciência pede passagem
Docente participante: camila Gasparin
UniDaDe: iFSc chapecó No Brasil, a formação acadêmica dos professores nem
projeto De extenSão: escola de Física do sempre inclui de maneira consistente a Física Moderna
cern
e Contemporânea (FMC), de tal forma que a maioria dos
DUração Do projeto: curta
docentes não se sentem confortáveis para explorar essa área
com os alunos. Diante dessa constatação, o objetivo do curso
oferecido a 13 docentes da Gerência Regional de Educação
(Gered) de Quilombo, com duração de dez horas, foi aumentar
a segurança dos participantes sobre o nível de conhecimento
desses conceitos, incentivando-os a utilizá-los em sala de aula
de todas as disciplinas de Física do currículo do Ensino Médio.
O objetivo da iniciativa foi aumentar o
nível de conhecimento dos professores do As aplicações dos conceitos de FMC estão presentes nas
Ensino Médio sobre um dos mais relevantes grandes empresas e nas mais importantes universidades.
Fiz quatro cursos de capacitação nessa área, dois deles em
ramos da ciência atualmente, fornecendo instituições ligadas à Universidade de Waterloo, no Canadá,
ferramentas para o ensino prático e lúdico um centro de excelência em tecnologia. Essas experiências
desse conteúdo. A consequência esperada foram apoios importantes para o desenvolvimento do curso.
de elevar o repertório e o nível de segurança Acredito que reforçar o conhecimento de FMC entre os
dos docentes ao tratar dos conceitos de docentes é um caminho para despertar o interesse dos jovens
FMC em sala de aula é despertar entre os em ciências e tecnologia, formando material humano para
alunos o interesse pelo tema e contribuir, impulsionar o desenvolvimento tecnológico no país.
assim, para a formação de profissionais para camila Gasparin
o desenvolvimento tecnológico do Brasil. Coordenadora do projeto