Page 95 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
P. 95

ENSiNAR E APRENDER     93

                                                                       a ciência pede passagem

                  Docente participante: camila Gasparin
                  UniDaDe: iFSc chapecó                                No Brasil, a formação acadêmica dos professores nem
                  projeto De extenSão: escola de Física do             sempre inclui de maneira consistente a Física Moderna
                  cern
                                                                       e Contemporânea (FMC), de tal forma que a maioria dos
                  DUração Do projeto: curta
                                                                       docentes não se sentem confortáveis para explorar essa área
                                                                       com os alunos. Diante dessa constatação, o objetivo do curso
                                                                       oferecido a 13 docentes da Gerência Regional de Educação
                                                                       (Gered) de Quilombo, com duração de dez horas, foi aumentar
                                                                       a segurança dos participantes sobre o nível de conhecimento
                                                                       desses conceitos, incentivando-os a utilizá-los em sala de aula
                                                                       de todas as disciplinas de Física do currículo do Ensino Médio.
            O objetivo da iniciativa foi aumentar o
            nível de conhecimento dos professores do                   As aplicações dos conceitos de FMC estão presentes nas

            Ensino Médio sobre um dos mais relevantes                  grandes empresas e nas mais importantes universidades.
                                                                       Fiz quatro cursos de capacitação nessa área, dois deles em
            ramos da ciência atualmente, fornecendo                    instituições ligadas à Universidade de Waterloo, no Canadá,
            ferramentas para o ensino prático e lúdico                 um centro de excelência em tecnologia. Essas experiências
            desse conteúdo. A consequência esperada                    foram apoios importantes para o desenvolvimento do curso.
            de elevar o repertório e o nível de segurança              Acredito que reforçar o conhecimento de FMC entre os
            dos docentes ao tratar dos conceitos de                    docentes é um caminho para despertar o interesse dos jovens
            FMC em sala de aula é despertar entre os                   em ciências e tecnologia, formando material humano para

            alunos o interesse pelo tema e contribuir,                 impulsionar o desenvolvimento tecnológico no país.
            assim, para a formação de profissionais para                                                     camila Gasparin
            o desenvolvimento tecnológico do Brasil.                                                   Coordenadora do projeto
   90   91   92   93   94   95   96   97   98   99   100