Page 91 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
P. 91
ENSiNAR E APRENDER 89
uma competição saudável
Docente participante: Matheus Muriel
Bonamigo
O impulso inicial para a concepção da Situação de
UniDaDe: Senai chapecó
Aprendizagem foi aproximar os alunos de situações
cUrSo: técnico em eletrotécnica
reais do mundo de trabalho. Entre as atribuições mais
DUração Do projeto: curta
comuns do técnico em eletrotécnica está a realização
de instalações e manutenções elétricas em edificações
em geral, desde residências até indústrias. Experiências
práticas são essenciais para consolidar habilidades e
conhecimentos acumulados ao longo do curso.
Como já fui competidor e atualmente sou treinador na
Olimpíada do Conhecimento do Senai, a ideia foi explorar
Nessa grande gincana planejada para essa competição saudável e trazê-la para dentro da
tirar os alunos da rotina e submetê-los sala de aula, como um motivador do aprendizado.
a experiências práticas, as equipes se Além da aplicação dos conhecimentos técnicos relacionados
dedicaram a cumprir tarefas dentro do prazo às montagens e manutenções em sistemas elétricos prediais,
estabelecido, competindo umas com as outras o projeto teve como objetivo o aprimoramento da formação
em busca do melhor desempenho possível. integral do estudante. O século XXI exige que o profissional
saiba trabalhar em equipe, tenha iniciativa, criatividade,
Ao final, os pontos foram tabulados e uma competências socioemocionais bem desenvolvidas e capacidade
premiação simbólica reconheceu os alunos de resolução de problemas aguçada. E esses itens puderam
campeões. Mais importante que isso, contudo, ser desenvolvidos e explorados com a situação proposta.
foi a convicção de que todos saíam vencedores Matheus Muriel Bonamigo
por conta da rica experiência vivida. Coordenador do projeto