Page 91 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
P. 91

ENSiNAR E APRENDER     89

                                                                       uma competição saudável

                  Docente participante: Matheus Muriel
                  Bonamigo
                                                                       O impulso inicial para a concepção da Situação de
                  UniDaDe: Senai chapecó
                                                                       Aprendizagem foi aproximar os alunos de situações
                  cUrSo: técnico em eletrotécnica
                                                                       reais do mundo de trabalho. Entre as atribuições mais
                  DUração Do projeto: curta
                                                                       comuns do técnico em eletrotécnica está a realização
                                                                       de instalações e manutenções elétricas em edificações
                                                                       em geral, desde residências até indústrias. Experiências
                                                                       práticas são essenciais para consolidar habilidades e
                                                                       conhecimentos acumulados ao longo do curso.

                                                                       Como já fui competidor e atualmente sou treinador na
                                                                       Olimpíada do Conhecimento do Senai, a ideia foi explorar
            Nessa grande gincana planejada para                        essa competição saudável e trazê-la para dentro da

            tirar os alunos da rotina e submetê-los                    sala de aula, como um motivador do aprendizado.
            a experiências práticas, as equipes se                     Além da aplicação dos conhecimentos técnicos relacionados
            dedicaram a cumprir tarefas dentro do prazo                às montagens e manutenções em sistemas elétricos prediais,
            estabelecido, competindo umas com as outras                o projeto teve como objetivo o aprimoramento da formação
            em busca do melhor desempenho possível.                    integral do estudante. O século XXI exige que o profissional
                                                                       saiba trabalhar em equipe, tenha iniciativa, criatividade,
            Ao final, os pontos foram tabulados e uma                  competências socioemocionais bem desenvolvidas e capacidade
            premiação simbólica reconheceu os alunos                   de resolução de problemas aguçada. E esses itens puderam

            campeões. Mais importante que isso, contudo,               ser desenvolvidos e explorados com a situação proposta.
            foi a convicção de que todos saíam vencedores                                            Matheus Muriel Bonamigo
            por conta da rica experiência vivida.                                                        Coordenador do projeto
   86   87   88   89   90   91   92   93   94   95   96