Page 87 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
P. 87

ENSiNAR E APRENDER     85

                                                                       Mentes inquietas

                  Docente participante: Marcos Leandro
                  rossa pontes
                                                                       Ao avaliar as possibilidades para o desenvolvimento da
                  UniDaDe: Senai Caçador
                                                                       Situação de Aprendizagem, optou-se pelo projeto elétrico de
                  cUrSo: técnico em eletrotécnica
                                                                       uma planta industrial, por ser mais completo e permitir a
                  DUração Do projeto: Longa
                                                                       aplicação de todos os conhecimentos adquiridos ao longo da
                                                                       Unidade Curricular.
                                                                       Os alunos trabalharam tanto no projeto elétrico industrial,
                                                                       relacionado à planta fabril, quando no predial, relacionado
                                                                       ao prédio administrativo, conciliando ambos dentro do
                                                                       Sistema Elétrico de Potência (SEP). Puderam, dessa
            Os alunos se viram diante do desafio de                    forma, desenvolver a capacidade para resolver problemas
            desenvolver um projeto elétrico completo                   relacionados aos projetos e compreender melhor as escolhas

            para uma planta industrial e o prédio                      que se fazem necessárias ao longo do processo, tudo
                                                                       embasado por critérios e referências que incluíram cálculos,
            administrativo associado a ela, o que incluiu              tabelas de fabricantes, catálogos e normalizações.
            também a projeção da carga necessária de
            energia para alimentar toda a estrutura. Com               A experiência certamente proporcionou aos alunos um
            a preocupação de aproximar ao máximo a                     aprendizado que será útil na sequência de suas trajetórias
                                                                       profissionais, não apenas no que diz respeito a situações de
            Situação de Aprendizagem das demandas                      desenvolvimento de projetos, mas também de prestação de
            do mercado real, motores com diferentes                    serviços de manutenção, tanto na área predial quanto na

            potências tiveram que ser previstos no                     industrial ou de SEP.
            projeto para simular a variedade de tipos                                            Marcos leandro rossa Pontes
            de partida encontrada na indústria.                                                         Coordenador do projeto
   82   83   84   85   86   87   88   89   90   91   92