Page 87 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
P. 87
ENSiNAR E APRENDER 85
Mentes inquietas
Docente participante: Marcos Leandro
rossa pontes
Ao avaliar as possibilidades para o desenvolvimento da
UniDaDe: Senai Caçador
Situação de Aprendizagem, optou-se pelo projeto elétrico de
cUrSo: técnico em eletrotécnica
uma planta industrial, por ser mais completo e permitir a
DUração Do projeto: Longa
aplicação de todos os conhecimentos adquiridos ao longo da
Unidade Curricular.
Os alunos trabalharam tanto no projeto elétrico industrial,
relacionado à planta fabril, quando no predial, relacionado
ao prédio administrativo, conciliando ambos dentro do
Sistema Elétrico de Potência (SEP). Puderam, dessa
Os alunos se viram diante do desafio de forma, desenvolver a capacidade para resolver problemas
desenvolver um projeto elétrico completo relacionados aos projetos e compreender melhor as escolhas
para uma planta industrial e o prédio que se fazem necessárias ao longo do processo, tudo
embasado por critérios e referências que incluíram cálculos,
administrativo associado a ela, o que incluiu tabelas de fabricantes, catálogos e normalizações.
também a projeção da carga necessária de
energia para alimentar toda a estrutura. Com A experiência certamente proporcionou aos alunos um
a preocupação de aproximar ao máximo a aprendizado que será útil na sequência de suas trajetórias
profissionais, não apenas no que diz respeito a situações de
Situação de Aprendizagem das demandas desenvolvimento de projetos, mas também de prestação de
do mercado real, motores com diferentes serviços de manutenção, tanto na área predial quanto na
potências tiveram que ser previstos no industrial ou de SEP.
projeto para simular a variedade de tipos Marcos leandro rossa Pontes
de partida encontrada na indústria. Coordenador do projeto