Page 92 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
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                                    Por DENTro Do ProJETo



                 Planejada com base no programa do curso, a Situação de Aprendizagem foi
                 iniciada com a definição das tarefas e dos respectivos tempos de execução e
                 critérios de avaliação aplicáveis. Seguiu-se de forma geral o modelo utilizado
                 na Olimpíada do Conhecimento, inspiração para a ideia e referência também
                 para o regulamento estabelecido.

                 No primeiro dia de atividades, os alunos foram organizados em duplas e, depois
                 que as regras gerais foram explicadas em detalhes, a missão foi informada:
                 montagem de sistema elétrico predial, com 15 minutos para planejamento e 60
                 minutos para execução prática no laboratório de eletricidade predial.


                 No segundo dia, os alunos receberam como tarefa a implementação de
                 defeitos em sistema elétrico predial. Seria preciso inserir cinco problemas,
                 como, por exemplo, condutor não fixado corretamente ou ligação errônea no
                 soquete de iluminação. O tempo foi de 15 minutos para análise da tarefa e 30
                 minutos para execução.

                 A turma se dedicou então à terceira tarefa: identificação e correção de
                 defeitos em sistema elétrico predial. Cada equipe trabalhou sobre os defeitos
                 implementados por outra equipe, tudo isso sendo decidido por sorteio. Nessa
                 tarefa, além de tempo-limite, estava prevista pontuação extra para as equipes
                 que concluíssem as tarefas com sobra de prazo, desde que os objetivos
                 tivessem sido alcançados.
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