Page 92 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
P. 92
90
Por DENTro Do ProJETo
Planejada com base no programa do curso, a Situação de Aprendizagem foi
iniciada com a definição das tarefas e dos respectivos tempos de execução e
critérios de avaliação aplicáveis. Seguiu-se de forma geral o modelo utilizado
na Olimpíada do Conhecimento, inspiração para a ideia e referência também
para o regulamento estabelecido.
No primeiro dia de atividades, os alunos foram organizados em duplas e, depois
que as regras gerais foram explicadas em detalhes, a missão foi informada:
montagem de sistema elétrico predial, com 15 minutos para planejamento e 60
minutos para execução prática no laboratório de eletricidade predial.
No segundo dia, os alunos receberam como tarefa a implementação de
defeitos em sistema elétrico predial. Seria preciso inserir cinco problemas,
como, por exemplo, condutor não fixado corretamente ou ligação errônea no
soquete de iluminação. O tempo foi de 15 minutos para análise da tarefa e 30
minutos para execução.
A turma se dedicou então à terceira tarefa: identificação e correção de
defeitos em sistema elétrico predial. Cada equipe trabalhou sobre os defeitos
implementados por outra equipe, tudo isso sendo decidido por sorteio. Nessa
tarefa, além de tempo-limite, estava prevista pontuação extra para as equipes
que concluíssem as tarefas com sobra de prazo, desde que os objetivos
tivessem sido alcançados.