Page 103 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
P. 103
ENSiNAR E APRENDER 101
Ideia nascida da observação
DocenteS participanteS: Denis correa
de campos, jurandir pereira rosa,
Incentivada pela equipe pedagógica, a equipe de docentes
rodrigo correa
UniDaDe: Senai Caçador
do Senai de Caçador está sempre em busca de projetos com
cUrSo: aprendizagem industrial em potencial para exercitar os conhecimentos dos alunos de forma
Manutenção de Máquinas em Geral
que sejam ao mesmo tempo eficientes e atraentes para eles.
DUração Do projeto: Longa
Em 2016, durante um passeio de fim de semana,
observei uma senhora, dona Cleunice, que se dedicava
à depenagem manual de frangos, dentro de um negócio
familiar de avicultura. O processo, tal qual era realizado,
exigia que ela fizesse suas mãos entrarem em contato
Boa parte dos empreendimentos alternado com água fria e quente, o que lhe causava
familiares de avicultura em Santa Catarina desconforto e até mesmo problemas de saúde, como
ainda utilizam métodos artesanais de eventuais queimaduras e feridas decorrentes disso.
criação e preparação dos frangos para Guardei a cena na memória para descrevê-la aos alunos
a comercialização, feita muitas vezes logo no início do ano letivo seguinte e propor que fizéssemos
diretamente aos consumidores, sem algo para favorecer aquela senhora e muitas outras pessoas
intermediários. A partir da observação que enfrentavam tarefas semelhantes. Afinal, além do
desenvolvimento de habilidades técnicas, sempre tivemos
da rotina dessas propriedades, os alunos a preocupação de mostrar aos alunos como nosso trabalho
do Senai em Caçador desenvolveram um pode impactar positivamente a sociedade. A turma comprou a
sistema mecanizado para ajudar na execução ideia e levamos o projeto adiante, com excelentes resultados.
de uma das tarefas mais difíceis de todo Denis correa de campos
o processo: tirar as penas dos frangos. Coordenador do projeto