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o Clube Veleiros da Ilha. A vela era um esporte de elite que ganhava adeptos numa
cidade contemplada por bons ventos. Os ventos, aliás, sempre foram personagens
importantes da Ilha: o vento sul (vento súli, para os íntimos) é capaz de congelar até
os ossos, enquanto a lestada invariavelmente traz três dias de tempo ruim.
Nessa mesma época, o porto – que perdera a importância de outrora – foi desativado
de vez. Muitas vezes, desde então, se falou em restabelecer o transporte marítimo de
passageiros na cidade, mas o projeto nunca foi levado adiante com a seriedade ne-
cessária. O transporte na cidade se tornou essencialmente rodoviário, com o número
de automóveis crescendo rapidamente.
No começo, havia apenas duas bombas de gasolina na cidade: uma na Praça XV de
Novembro e outra na cabeceira insular da Ponte Hercílio Luz. Com as facilidades de
locomoção proporcionadas pela ponte, as classes mais abastadas descobriram os
balneários do lado continental, como Coqueiros, Bom Abrigo e Itaguaçu. Eram lo-
cais belos e bem mais fáceis de acessar do que a maioria das praias da própria Ilha.
Em 1944, o interventor federal em Santa Catarina, Nereu Ramos, assinou um decreto que
agregou a região do Estreito, incluindo as praias em que a elite da capital estava vera-
neando, ao território de Florianópolis – até então a área pertencia a São José. A partir
desse momento, Florianópolis deixou de ser um sinônimo para Ilha de Santa Catarina.
Praias do Morro das
As praias da Ilha, ainda selvagens, não tinham infraestrutura para receber visitantes. Pedras (à esquerda) e
Surgiam algumas iniciativas ainda tímidas para explorar o turismo, como a instalação de Naufragados, ambas
do Hotel Balneário, em Canasvieiras. Chegar lá exigia uma aventura, contudo. no sul da Ilha, eram
paraísos pouquíssimo
A estrada era precária, o que desencorajava o uso de automóveis particulares. O hotel frequentados na
oferecia uma linha de ônibus, com saída na Praça XV de Novembro, a quem quises- década de 1930
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