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o rapaz aceitou o conselho. acabou virando professor, remunerado pelos
próprios pais das crianças. e enamorou-se de leonora, uma das filhas de
Schell, com quem se casaria e teria nove filhos. começou a participar dos
negócios do sogro, que produzia fumo e mel e transportava a produção
numa carroça por 30 km até iraí (rS) para conseguir preços melhores.
Na medida em que testemunhava as dificuldades do sogro e de outros pro-
dutores da vizinhança, Winckler começou a pensar em possíveis soluções
para melhorar a vida de todos. em geral, os agricultores da região produ-
ziam o suficiente para alimentar a família e muitos até conseguiam algum
excedente, mas tinham dificuldades para vender esses produtos a preço
justo. as barreiras de comunicação e transporte atrapalhavam bastante.
a única alternativa, muitas vezes, era fazer o que o velho Schell fazia:
carregar uma carroça de produtos e tentar a venda nas cidades vizinhas,
para comerciantes ou diretamente à população. essa situação frequente-
mente submetia os agricultores a negociações extremamente desvantajosas,
pois os compradores em potencial sabiam que, entre voltar com a carga
ou vender os produtos de qualquer forma, mesmo que por preços muito
baixos, a segunda alternativa era a menos pior para os agricultores.
Winckler conhecia bem os conceitos de cooperativismo, com os quais havia
entrado em contato na alemanha. aos poucos, quando tinha oportunidade
de se encontrar com outros produtores, passou a difundir a ideia de que
a união seria a melhor estratégia para que todos conseguissem trabalhar
e viver melhor, pois a negociação em conjunto resultaria na obtenção de
preços mais justos.
apesar das dificuldades que os produtores da região enfrentavam, Win-
ckler precisou de muita persistência para convencer os agricultores sobre
a pertinência de se criar uma cooperativa. Havia muita desconfiança em
relação à proposta, pois cada um estava acostumado à autonomia e à
independência. ao mesmo tempo, os comerciantes da região tratavam
de minar a ideia, anunciando que só continuariam comprando dos pro-
dutores em acertos individuais.
ao longo de dois anos, Winckler fez um incansável trabalho de conscien-
tização e foi aos poucos conquistando simpatizantes que se tornaram
essenciais para viabilizar o projeto, a exemplo de Fritz Krafft, richard
apelt, emílio Friedrich, otto Thiess, Fritz Wild e otto resener. em 1932, o