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                                    rio uruguai, havia uma balsa que fazia a travessia até o rio Grande do
                                    Sul, razão pela qual o povoado se desenvolveu a partir daquele ponto.

                                    algum tempo depois, a sede da empresa colonizadora foi transferida para
                                    o núcleo de Passarinhos, sete quilômetros adiante, também à beira do rio
                                    uruguai, fazendo com que toda a estrutura incipiente – incluindo barca,
                                    hotel, igreja e cartório, estabelecimento importante para a legalização
                                    dos negócios imobiliários – também mudasse de local.



                                    o desenvolvimento dos núcleos à beira do rio gerava um ganho extra para
                                    a empresa colonizadora, proporcionado pelo envio de madeira por balsa
                                    até São Borja (rS). os contratos com os colonos previam que a madeira
                                    retirada das áreas vendidas pertenceria à Sul Brasil, até porque os pro-
                                    prietários não teriam condições logísticas de transportá-la para vendê-la.



               Transporte de        o cenário em Passarinhos, à beira do rio uruguai, era tão belo que culmey
               madeira em balsa     decidiu construir ali a casa dos sonhos, numa parte elevada da região.
               no Rio Uruguai       Tratava-se da adaptação do seu antigo projeto de voltar à alemanha para
                                    morar à margem do rio reno. Feita toda de cedro, em estilo enxaimel,
                                    típico germânico – sem uso de pregos, só com encaixes –, a casa tinha

                                    20 cômodos e ficaria conhecida como “castelinho”. o caminho do rio até
                                    a casa foi cercado de ameixeiras dos dois lados .
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                                    as glebas destinadas aos colonos eram quase sempre situadas em pontos
                                    distantes dos núcleos já existentes e cobertas de mata virgem. isso tudo
                                    exigia um grande esforço de preparação dos terrenos para a instalação da

                                    família e a construção da primeira casa, provisória, de pau a pique.


                                    Também era preciso abrir clareiras no meio do mato para começar o plantio.
                                    a alternativa, nesse meio-tempo, era tentar sobreviver da caça, evitando
               1 culmey morreria de for-
               ma trágica alguns anos   as longas viagens para buscar mantimentos nos núcleos habitacionais.
               depois, em 1939, afogado   em geral, a família enviava dois ou três representantes para realizar o
               no  rio  uruguai. Durante
               uma enchente, ele estava   trabalho inicial e só depois, com a situação mais avançada, chegavam as
               numa balsa, acompanhado
               do genro e do timoneiro,   mulheres e as crianças.
               quando a embarcação ba-
               teu num tronco e virou.
               culmey,  já  sexagenário,
               foi o único que não conse-  os colonos e seus familiares destinados à colônia de Palmitos eram re-
               guiu escapar. Depois de sua
               morte, a família mudou-se,   cebidos pela Sul Brasil num grande acampamento na atual região central
               e o “castelinho” permane-  do município, onde eram alimentados e conduzidos à gleba de direito.
               ceu algumas décadas aban-
               donado. Para que não con-  No caminho, sobre o lombo de mulas que percorriam picadas abertas em
               tinuasse sendo utilizado
               por desocupados e usuários   meio à mata, repletas de mosquitos, formigas e animais peçonhentos, é
               de drogas, foi demolido na
               década de 1980.      que eles se davam conta da distância e da falta de infraestrutura.
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