Page 24 - ebook_revista_cooperativa_n2
P. 24
Comunicação
Fotos: Cassius Souza
Evento reuniu teoria e “O endomarketing pode fortalecer a explicou de que modo a IA está revo-
prática, com palestras cultura cooperativista de forma muito lucionando a forma como os comuni-
e workshop significativa! O ‘endo’ é isso: marketing cadores atuam dentro das cooperativas.
voltado para o interno. As cooperativas
precisam, primeiro, olhar para dentro, “A inteligência artificial está transfor-
para suas equipes, seus valores, sua cul- mando completamente, e acelerando,
tura, e só depois comunicar esse valor a área de comunicação. Ela tem um pa-
ao público externo”, reforçou. pel importante na produção de conteú-
do para o marketing também, ajudando
A inovação tecnológica teve lugar ga- a cooperativa a se tornar mais conheci-
rantido na programação com a palestra da, tanto para quem já é cliente quanto
de Emília Chagas, diretora de inova- para quem ainda não é”, destacou.
ção em uma startup, que apresentou
o tema Estratégias para criação de Segundo a palestrante, o uso eficaz da
conteúdos com inteligência artificial. IA começa com o planejamento: “An-
Com uma abordagem prática, Emília tes de produzir qualquer material, é
preciso entender o público, saber com
quem estamos conversando e alimentar
a IA com essas informações. A partir
disso, ela pode ajudar na produção de
conteúdos. Depois disso, é essencial
analisar os resultados e entender se
realmente respondemos às necessida-
des do público final”, pontuou.
O evento também deu foco para a co-
municação digital com o workshop
Ferramentas e estratégias nas mídias
sociais para o comunicador, condu-
zido por Cristiano Santos, palestrante
internacional e professor especialista
em mídias sociais. Ele apresentou ferra-
mentas e estratégias para potencializar
a atuação das cooperativas nas redes.
“As mídias sociais são canais que facili-
tam nossa comunicação com o público.
Conseguimos levar nossa mensagem
24