Page 24 - ebook_revista_cooperativa_n2
P. 24

Comunicação
























                                                                                                              Fotos: Cassius Souza





           Evento reuniu teoria e           “O endomarketing pode fortalecer a   explicou de que modo a IA está revo-
           prática, com palestras           cultura cooperativista de forma muito   lucionando a forma como os comuni-
           e workshop                       significativa! O ‘endo’ é isso: marketing   cadores atuam dentro das cooperativas.
                                            voltado para o interno. As cooperativas
                                            precisam, primeiro, olhar para dentro,   “A inteligência artificial está transfor-
                                            para suas equipes, seus valores, sua cul-  mando completamente, e acelerando,
                                            tura, e só depois comunicar esse valor   a área de comunicação. Ela tem um pa-
                                            ao público externo”, reforçou.    pel importante na produção de conteú-
                                                                              do para o marketing também, ajudando
                                            A inovação tecnológica teve lugar ga-  a cooperativa a se tornar mais conheci-
                                            rantido na programação com a palestra   da, tanto para quem já é cliente quanto
                                            de Emília Chagas, diretora de inova-  para quem ainda não é”, destacou.
                                            ção em uma startup, que apresentou
                                            o tema  Estratégias para criação de   Segundo a palestrante, o uso eficaz da
                                            conteúdos com inteligência artificial.     IA começa com o planejamento: “An-
                                            Com uma abordagem prática, Emília   tes de produzir qualquer material, é
                                                                              preciso entender o público, saber com
                                                                              quem estamos conversando e alimentar
                                                                              a IA com essas informações. A partir
                                                                              disso, ela pode ajudar na produção de
                                                                              conteúdos. Depois disso, é essencial
                                                                              analisar os resultados e entender se
                                                                              realmente respondemos às necessida-
                                                                              des do público final”, pontuou.


                                                                              O evento também deu foco para a co-
                                                                              municação digital  com o  workshop
                                                                              Ferramentas e estratégias nas mídias
                                                                              sociais para o comunicador, condu-
                                                                              zido por Cristiano Santos, palestrante
                                                                              internacional e professor especialista
                                                                              em mídias sociais. Ele apresentou ferra-
                                                                              mentas e estratégias para potencializar
                                                                              a atuação das cooperativas nas redes.
                                                                              “As mídias sociais são canais que facili-
                                                                              tam nossa comunicação com o público.
                                                                              Conseguimos levar nossa mensagem


    24
   19   20   21   22   23   24   25   26   27   28   29