Page 25 - ebook_revista_cooperativa_n2
P. 25
Diretoria do Sistema OCESC e
Editora Expressão celebram o
lançamento da Revista Cooperativa
por meio de conteúdos que agregam nhos para que as cooperativas adaptem partilhar experiências, tanto positivas
valor ou que apresentam nossos pro- mensagens e canais de comunicação quanto desafiadoras, que vivenciamos
dutos e serviços”, explicou Cristiano. conforme o perfil do seu público. nas nossas cooperativas. Nosso princi-
pal desafio é transmitir uma mensagem
Entre os principais tópicos abordados Reconhecimento clara e compreensível aos nossos cola-
estiveram a definição de personas, o boradores e cooperados. A partir disso,
direcionamento estratégico para as pla- e valorização conquistar o senso de pertencimento
taformas certas e a criação de conteúdo de ambos os públicos.”
de valor. “Será que a minha cooperativa
precisa estar em todas as redes sociais? Para os comunicadores presentes, o Lançamento
Ou é melhor focar naquelas em que o COMUNICACOOP 2025 foi, além
nosso público está mais presente? Ou- de um espaço de aprendizado téc-
tro ponto importante: devo criar uma nico, um momento de valorização Durante a programação do COMUNI-
persona? Quem é o meu cliente ideal, da profissão e de fortalecimento da CACOOP 2025, ocorreu o lançamento
aquele que consome meus produtos e rede de profissionais que constroem oficial da Revista Cooperativa, veículo
serviços?”, provocou. a imagem das cooperativas junto de comunicação que conta com o apoio
à sociedade. da Organização das Cooperativas do Es-
O segundo dia começou com a pales- tado de Santa Catarina (OCESC). A apre-
tra de Giovana Pedroso, especialista Aline Somariva, comunicadora da sentação foi conduzida pela diretora de
em neurocomunicação, que tratou Cooperja, resumiu o sentimento: “A conteúdo, Andressa Recchia, que com-
do poder das narrativas no contexto gente se sente muito admirado e li- partilhou a proposta editorial do projeto,
cooperativista através da técnica do sonjeado por estar presente aqui na uma iniciativa da Editora Expressão.
neurostorytelling. A especialista mos- capital, num evento dessa grandeza.
trou como o cérebro responde a histó- É importante reconhecer o papel que O momento também contou com a pre-
rias e como elas podem ser utilizadas temos dentro das cooperativas. As sença do presidente do Sistema OCESC,
para gerar engajamento, senso de per- dicas que os palestrantes nos trazem Vanir Zanatta, do superintendente da
tencimento e fidelização. são valiosas, porque tudo está mu- OCESC, Ricardo Miotto Ternus, do su-
dando, o digital está aí. A gente co- perintendente do SESCOOP/SC, Neivo
Em seguida, Mari Galindo trouxe refle- meçou lá atrás, com caneta e cader- Luiz Panho, e do presidente da Editora
xões sobre como as diferentes gerações no, e agora temos que acompanhar Expressão, Rodrigo Coutinho.
consomem conteúdo no ambiente di- essa nova era”.
gital com a palestra Comunicação na
era digital: entendendo as gerações. Já Amarildo Minella, da cooperativa
A palestrante apresentou dados e Auriverde, destacou o benefício da REVISTA COOPERATIVA
insights sobre o comportamento de pú- troca de experiências. “É um evento
blicos como baby boomers, geração X, de grande impacto, porque traz infor- Cobertura da Revista
Cooperativa no
millennials e geração Z, propondo cami- mações de vanguarda e permite com- COMUNICACOOP 2025
25