Page 90 - Livro Cooperja 50 anos
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COOPERJA 50 ANOS






            convencer os clientes a comprar os produtos.     compromisso de abastecer os clientes já con-
            Ele ia aos supermercados levando amostras        quistados. Em pouco tempo, pelas circuns-
            do arroz e uma panela, para prepará-lo na        tâncias e características do novo mercado,

            hora e conquistar o comprador do estabele-       a Bahia passou a ser a maior consumidora
            cimento pelo sabor.                              do arroz Caçarola no Brasil.



            Uma vez consolidada a venda de arroz para        Outra ação da cooperativa foi reforçar a atua-
            o Rio de Janeiro, a Cooperja seguiu adian-       ção em fruticultura, dentro do projeto de

            te e chegou ao Nordeste brasileiro. Sifredo      diversificação das atividades. Incentivou-se
            Bernardes representava na Bahia o arroz Gá-      especialmente o cultivo de maracujá, a tal
            vea, também produzido em Jacinto Machado.        ponto que a cidade logo se tornaria a maior

            Quando Bernardes rompeu o contrato com o         produtora catarinense dessa fruta. Criava-se
            parceiro anterior, a Cooperja aproveitou para    assim, em março de 1995, o terceiro setor
            estabelecer um acordo com ele, assumindo o       da Cooperja, que se juntou aos de arroz e

                                                             de milho. Era um grande aprendizado, pois
                                                             até então a cooperativa estava habituada
                                                             a lidar apenas com cereais. Frutas exigiam
            Depois do arroz e do milho, o
            maracujá tornou-se o terceiro                    procedimentos diferentes.
            setor da cooperativa, em 1995.












































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