Page 90 - Livro Cooperja 50 anos
P. 90
COOPERJA 50 ANOS
convencer os clientes a comprar os produtos. compromisso de abastecer os clientes já con-
Ele ia aos supermercados levando amostras quistados. Em pouco tempo, pelas circuns-
do arroz e uma panela, para prepará-lo na tâncias e características do novo mercado,
hora e conquistar o comprador do estabele- a Bahia passou a ser a maior consumidora
cimento pelo sabor. do arroz Caçarola no Brasil.
Uma vez consolidada a venda de arroz para Outra ação da cooperativa foi reforçar a atua-
o Rio de Janeiro, a Cooperja seguiu adian- ção em fruticultura, dentro do projeto de
te e chegou ao Nordeste brasileiro. Sifredo diversificação das atividades. Incentivou-se
Bernardes representava na Bahia o arroz Gá- especialmente o cultivo de maracujá, a tal
vea, também produzido em Jacinto Machado. ponto que a cidade logo se tornaria a maior
Quando Bernardes rompeu o contrato com o produtora catarinense dessa fruta. Criava-se
parceiro anterior, a Cooperja aproveitou para assim, em março de 1995, o terceiro setor
estabelecer um acordo com ele, assumindo o da Cooperja, que se juntou aos de arroz e
de milho. Era um grande aprendizado, pois
até então a cooperativa estava habituada
a lidar apenas com cereais. Frutas exigiam
Depois do arroz e do milho, o
maracujá tornou-se o terceiro procedimentos diferentes.
setor da cooperativa, em 1995.
86