Page 89 - Livro Cooperja 50 anos
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Consolidação
DIVERSIFICAÇÃO E EXPANSÃO
Prosseguiam as dificuldades para vender vetava o seu uso. Após tentativas frustradas
o arroz dentro do estado de Santa Catari- de acordo com a empresa proprietária da
na, principalmente em virtude da prática marca, foi preciso trocar o nome. Lançou-se
de concorrência desleal. Parte do mercado um concurso com esse objetivo, tendo uma
funcionava de modo informal, sem registro bicicleta como prêmio. A nova marca es-
oficial das operações comerciais – e, portanto, colhida foi Caçarola, sugerida pelo técnico
sem o devido pagamento de impostos. agrícola Vanor Chechetto.
A saída continuava sendo desbravar novos Preocupado em comunicar a troca, já que o
mercados. O Rio de Janeiro ganharia pro- arroz Pinheirinho havia conquistado a con-
tagonismo graças ao trabalho incansável fiança dos consumidores, Gastão passava
do representante da cooperativa naquele um bom tempo na bolsa de mercadorias
estado, Ghassan Wadih Riachi, imigrante e nos corredores dos pontos de venda do
libanês que chegara ao Brasil aos 20 anos e Rio para avisar os clientes que Caçarola
aqui passou a ser chamado de Gastão. Ele foi era o novo nome da já consagrada marca.
apresentado à Cooperja pelo transportador Nada surpreendente para quem, vendendo
Valdecir Talau, que recebeu a indicação de o arroz da cooperativa desde o início dos
Manoel dos Reis, dono do mercado Real do anos 1980, adotava métodos peculiares para
Éden – primeiro cliente da cooperativa na-
quele estado e parceiro até hoje.
O primeiro arroz colocado no varejo pela Arroz Caçarola substituiu a já consagrada
marca Pinheirinho - e logo seria também
Cooperja, em pacotes de 5 kg, havia recebido
reconhecido pela sua qualidade.
o nome comercial de Pinheirinho, referência
à logotipia do cooperativismo, constituída
de duas árvores dessa espécie, e também
a localidades de Jacinto Machado: Barra do
Pinheirinho, Pinheirinho Baixo, Pinheirinho
do Meio e Pinheirinho Alto. Quando a Coo-
perja foi providenciar o registro da marca no
Instituto Nacional de Propriedade Industrial
(INPI), descobriu que o nome já estava sendo
utilizado em produtos alimentícios, o que
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