Page 89 - Livro Cooperja 50 anos
P. 89

Consolidação






                     DIVERSIFICAÇÃO E EXPANSÃO





                     Prosseguiam as dificuldades para vender         vetava o seu uso. Após tentativas frustradas
                     o arroz dentro do estado de Santa Catari-       de acordo com a empresa proprietária da
                     na, principalmente em virtude da prática        marca, foi preciso trocar o nome. Lançou-se

                     de concorrência desleal. Parte do mercado       um concurso com esse objetivo, tendo uma
                     funcionava de modo informal, sem registro       bicicleta como prêmio. A nova marca es-

                     oficial das operações comerciais – e, portanto,   colhida foi Caçarola, sugerida pelo técnico
                     sem o devido pagamento de impostos.             agrícola Vanor Chechetto.



                     A saída continuava sendo desbravar novos        Preocupado em comunicar a troca, já que o
                     mercados. O Rio de Janeiro ganharia pro-        arroz Pinheirinho havia conquistado a con-
                     tagonismo graças ao trabalho incansável         fiança dos consumidores, Gastão passava

                     do representante da cooperativa naquele         um bom tempo na bolsa de mercadorias
                     estado, Ghassan Wadih Riachi, imigrante         e nos corredores dos pontos de venda do
                     libanês que chegara ao Brasil aos 20 anos e     Rio para avisar os clientes que Caçarola

                     aqui passou a ser chamado de Gastão. Ele foi    era o novo nome da já consagrada marca.
                     apresentado à Cooperja pelo transportador       Nada surpreendente para quem, vendendo

                     Valdecir Talau, que recebeu a indicação de      o arroz da cooperativa desde o início dos
                     Manoel dos Reis, dono do mercado Real do        anos 1980, adotava métodos peculiares para
                     Éden – primeiro cliente da cooperativa na-

                     quele estado e parceiro até hoje.


                     O primeiro arroz colocado no varejo pela           Arroz Caçarola substituiu a já consagrada
                                                                        marca Pinheirinho - e logo seria também
                     Cooperja, em pacotes de 5 kg, havia recebido
                                                                        reconhecido pela sua qualidade.
                     o nome comercial de Pinheirinho, referência
                     à logotipia do cooperativismo, constituída

                     de duas árvores dessa espécie, e também
                     a localidades de Jacinto Machado: Barra do

                     Pinheirinho, Pinheirinho Baixo, Pinheirinho
                     do Meio e Pinheirinho Alto. Quando a Coo-
                     perja foi providenciar o registro da marca no

                     Instituto Nacional de Propriedade Industrial
                     (INPI), descobriu que o nome já estava sendo
                     utilizado em produtos alimentícios, o que




                                                                                                                 85
   84   85   86   87   88   89   90   91   92   93   94