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os últimos anos antes da virada do milênio, Florianópolis continuou dando ên-
N fase à expansão rodoviária, diante do desafio de comportar um número cada
vez maior de veículos circulando pelo espaço limitado da Ilha. Em 1998, depois de
três anos de obras, foi concluída a duplicação do trecho principal da rodovia SC-401,
que leva às praias do norte da Ilha. Inaugurada no início da década de 1970, a ro-
dovia já não comportava o grande fluxo de veículos, especialmente durante o verão.
Engarrafamentos com horas de duração haviam se tornado comuns.
A duplicação foi realizada pela empreiteira Engepasa, que, segundo o plano original,
recuperaria o investimento com a cobrança de pedágio. Depois da duplicação realiza-
da, no entanto, a Justiça decidiu que seria ilegal a cobrança de pedágio numa rodo-
via completamente localizada dentro de um mesmo município. Com isso, a empresa
ficou no prejuízo e entrou em processo de falência, o que gerou desdobramentos em
diversas instâncias da Justiça – questão que, tantos anos depois, continua em aberto.
Quase ninguém sabe que, oficialmente, a SC-401 não se limita ao trecho a partir do
cemitério do Itacorubi rumo ao Norte da Ilha. A rodovia inclui todo o caminho até
o aeroporto, no Sul da Ilha. Assim, a chamada Via Expressa Sul é também parte da Praia do Santinho, um
dos destinos do norte
SC-401. Foi construída sobre mais um aterro feito na cidade, dessa vez na década de
da Ilha acessível pela
1990. A parte mais complexa do projeto foi a perfuração de um trecho do Maciço do rodovia SC-401 (foto
Morro da Cruz para construir o primeiro túnel da cidade, que levaria o nome de An- na página ao lado)
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